Flávia Saraiva conquista a primeira vaga da ginástica artística brasileira para Tóquio 2020
Brasileira se classifica para três finais individual no Mundial de Stuttgart (Alemanha)

Flávia Saraiva conquistou neste sábado, 5, a primeira vaga individual olímpica para o Brasil na ginástica artística feminina, ao terminar com a 10ª melhor nota no Individual geral (11ª na classificação nominal), no Mundial de Stuttgart (Alemanha). A ginasta ainda avançou para três finais na competição: individual geral, solo e trave. Flavinha somou 54,932 na soma de todos os aprelhos. Na trave, fez a quinta melhor nota (13,700); e, no solo, a sexta (13,833).
Já a equipe, que participou do qualificatório, teve que competir desfalcada por causa da lesão de Jade Barbosa no salto, terminou em 14º lugar (nota 157,596) e não obteve a classificação para Tóquio.
Após a prova, ainda sem saber da vaga olímpica individual, Flávia comentou sobre sua sequência neste Mundial. “Vou lutar pelas minhas finais, treinei durante 12 anos da minha vida e sei que contarei com a torcida da equipe nas finais. Estaremos unidas até o final”.
Henrique Motta, coordenador geral da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e chefe da delegação na Alemanha, fez uma análise da prova por equipe deste sábado. “Fizemos o nosso melhor. Fomos atrapalhados pelas lesões de Rebeca Andrade, Lorrane Oliveira, Carolyne Pedro e agora da Jade Barbosa. Ainda existem classificatórias individuais pela frente. Nesse momento, seguimos na competição com a Flávia no feminino e uma vaga garantida em Tóquio 2020."
Ainda existem dois caminhos para a qualificação olímpica individual: o ranking final das Copas do Mundo do individual geral de 2020 (três vagas) e o Pan-americano da modalidade (duas vagas).
Programação do Brasil em Stuttgart:
9/10
8h45 – Final por equipes masculino
10/10
11h – Final Individual Geral feminino
11/10
11h – Final Individual Geral masculino
12/10
11h – Finais por aparelho: solo, cavalo com alças e argolas masculino; salto e assimétricas feminino
13/10
8h – Finais por aparelho: salto, paralelas e barra fixa masculino; trave e solo feminino
Fonte: CBG