Logo
Time Brasil

Esqui de Montanha é confirmado no programa dos Jogos Milão-Cortina 2026

O esporte, que fez parte dos Jogos Olímpicos da Juventude de Inverno Lausanne 2020, foi incluído nos próximos Jogos de Inverno

Por Comitê Olímpico do Brasil

16 de mar, 2022 às 12:30 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

O esqui de montanha, apelidado de Skimo (ski mountaineering), fez sua estreia olímpica nos Jogos da Juventude de Inverno de Lausanne 2020 e contribuiu para o sucesso do evento. Após aprovação em Sessão do COI no ano passado, a modalidade está confirmada para os próximos Jogos Olímpicos de Inverno que acontecerão nas cidades de Milão e Cortina, na Itália, em 2026. O esporte é regido pela Federação Internacional de Esqui de Montanha (ISMF, sigla em inglês).

A inclusão da nova modalidade no programa olímpico de Milão-Cortina 2026 acrescentará cinco novas provas ao evento: duas masculinas (sprint/individual), duas femininas (sprint/individual) e uma prova de revezamento misto. Os atletas contarão com 48 vagas (24 homens/24 mulheres) e o novo esporte utilizará a estrutura já prevista para os Jogos.

+ Assista ao vídeo do Olympic Channel sobre a modalidade

Com a inclusão do esqui de montanha, Milão-Cortina 2026 é oficialmente o terceiro Jogos a incluir esportes adicionais no programa olímpico. A Agenda Olímpica 2020 permite que cada Comitê Organizador proponha a inclusão de provas ou esportes adicionais. Tóquio 2020 contou com beisebol/softbol, karatê, skate, escalada esportiva e surf como esportes adicionais. Paris 2024 substituirá o beisebol/softbol e o karatê pelo breaking.

Fonte: Olympic  



ÚLTIMAS NOTÍCIAS