Duda Amorim e Ketleyn Quadros estão entre os novos embaixadores dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
COB anuncia nomes para handebol, judô, basquete, wrestling, esgrima, vôlei de praia, tiro com arco e badminton

Gaspar Nóbrega/COB
O time de Embaixadores dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 está quase completo. Depois de Luísa Baptista, para o triatlo, Rosângela Santos, para o atletismo, e Bruninho, para o vôlei, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anuncia nomes para judô, handebol, basquete, wrestling, esgrima, vôlei de praia, tiro com arco e badminton. São eles Ketleyn Quadros, Duda Amorim, Janeth Arcain, Giullia Penalber, Guilherme Toldo, Agatha Rippel, Luccas Abreu e Fabiana Silva, respectivamente. Um dream team que vai estar perto dos mais de 4.500 atletas até 17 anos competirão na Capital Federal entre os dias 10 e 25 de setembro.
Campeã mundial em 2013 pela Seleção Brasileira, tricampeã dos Jogos Pan-americanos (Rio 2007, Guadalajara 2011 e Lima 2019) e melhora jogadora de handebol do mundo em 2014. Duda Amorim é seguramente a maior atleta brasileira de todos os tempos na modalidade. Disputou três Jogos Olímpicos: com carreira em grandes clubes da Europa, atualmente Duda é presidente do Conselho de Ética do COB. Mas ainda se lembra de como é estar no lugar dos jovens que vão à Brasília. "Eu comecei a jogar handebol com 11, 12 anos. Com 15 anos eu mudei com a minha irmã para São Paulo para jogar na Metodista, então já desde cedo eu já tinha essa aspiração e essa vontade de me tornar atleta profissional”, relembra.
E o caminho, claro, foi cheio esperança, como deve ser para as meninas e meninos que vão competir nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Nesse início a gente sonha muito, né? A gente não tem nem ideia de onde a gente vai chegar com a nossa carreira. Vai ser novamente uma inspiração para mim, acho que vai lembrar um pouquinho dos meus primeiros passos dentro do esporte", conta.
Já a judoca Ketleyn Quadros vai voltar para casa. Brasiliense, ela foi a primeira mulher do país a ganhar uma medalha olímpica, um bronze em 2008. No ano passado, foi importante para o Brasil faturar o bronze por equipes em Paris 2024. "Receber o convite para ser embaixadora dos Jogos da Juventude na minha própria cidade é mais do que uma honra, é uma emoção profunda que toca a minha história desde as raízes”, vibra a atleta.
“Brasília me viu crescer, sonhar, cair e levantar. E agora, voltar para casa com esse papel tão simbólico me faz sentir abraçada pela minha trajetória. Quero que cada jovem que eu encontrar nos Jogos se sinta feliz, grato e orgulhoso de sua própria caminhada. Que aproveite cada instante proporcionado pelos Jogos e acredite, de verdade, que também pode conquistar o que sonha. Me sinto imensamente grata e feliz por poder inspirar e viver esse momento tão especial, em um lugar que sempre foi o meu porto seguro", celebra.
E a capital federal está pronta para não apenas sua cidadã ilustre, mas também todos os participantes dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. “Ter grandes atletas como embaixadores dos Jogos é uma forma poderosa de inspirar os jovens que estarão competindo aqui em Brasília. Eles representam não apenas o alto rendimento, mas também valores como superação, dedicação e espírito esportivo — pilares que queremos fortalecer em cada participante vindo de todo o Brasil”, afirma Renato Junqueira, secretário de Esporte e Lazer do DF.
Nesta volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal terão 20 modalidades: atletismo, águas abertas, badminton, ciclismo, triatlo, ginástica rítmica, esgrima, wrestling, judô, ginástica artística, basquete, taekwondo, natação, futsal, handebol, tiro com arco, vôlei de praia, tênis de mesa, voleibol e remo virtual.
A competição vai ocupar majoritariamente o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que receberá a maior parte do evento, incluindo a sede do comitê organizador, o Centro de Convivência dos atletas, o restaurante, além da disputa de nove modalidades. Além de Luisa Baptista para o triatlo, outros dois embaixadores já estão confirmados: Rosângela Santos no atletismo e Bruninho no voleibol.
Para se ter uma ideia da grandiosidade da competição, a operação para a realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70.000 refeições, mais 13 caminhões de material. Além das competições esportivas, o evento será palco de ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e ações de descarte; e ações de Esporte Seguro, uma iniciativa do COB que inclui um curso obrigatório para líderes e oficiais, sala privada para atendimento e plantão, além da abordagem do tema da Saúde Mental com a presença de especialistas.