Com medalhistas olímpicos, Troféu Brasil de Natação terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil
Principal competição do calendário nacional começa na segunda-feira, dia 4, e definirá quatro seleções para a temporada
O Troféu Brasil de Natação, que começa na próxima segunda-feira (4) e vai até sábado (9), é a principal competição do calendário brasileiro da modalidade e contará com a participação de medalhistas e finalistas olímpicos. O torneio, que será no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro, vai definir quatro seleções para a temporada. O fã do esporte vai poder acompanhar ao vivo pelo Canal Olímpico do Brasil, que vai transmitir as eliminatórias e finais, ou presencialmente: o evento será aberto ao público. O torcedor deverá apresentar a carteira de vacinação com pelo menos duas doses para poder acessar a arquibancada do Parque Aquático.
Ao todo, o Troféu Brasil terá 364 atletas de 48 clubes. Destaque da competição para a participação do medalhista olímpico em Tóquio 2020 Fernando Scheffer e para a campeã olímpica na Maratona Aquática, Ana Marcela Cunha. Leonardo de Deus e Guilherme Costa, finalistas olímpicos, também estarão presentes na competição. Dos 27 atletas que foram aos Jogos Olímpicos no ano passado, 23 nadarão o Troféu Brasil em 2022.
“Com certeza teremos uma competição fortíssima no Parque Aquático Maria Lenk. É a única oportunidade que estes atletas terão de fazer parte da seleção brasileira que irá ao Campeonato Mundial de Budapeste, então todos focaram seus esforços para este momento. Os atletas e treinadores sabem que esta é a hora de atingir seus melhores resultados”, disse o gerente de Natação da CBDA, Gustavo Otsuka.
Programação
O Troféu Brasil terá eliminatórias pela manhã e finais à noite. As eliminatórias começam sempre às 9h30 e as finais às 18h30. No sábado (9), as provas finais começarão às 18h.
Mundial
O Troféu Brasil definirá a seleção brasileira de Natação que disputará o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Budapeste. Estarão classificados o campeão e o vice de provas olímpicas desde que atinjam o índice de participação da FINA. Vale lembrar que os finalistas olímpicos (Bruno Fratus, Fernando Scheffer, Guilherme Costa e Leonardo de Deus, nas provas individuais, e os revezamentos 4x100m e 4x200m livre masculino) já estão classificados para o Mundial. As formações dos revezamentos serão definidas nos Troféu Brasil.
O Campeonato Mundial de Budapeste será realizado entre os dias 18 de julho e 3 de agosto
Mundial Junior
Ao todo, serão 20 vagas para formar a seleção brasileira, sendo que seis obrigatoriamente são para as meninas. Os tempos válidos para a seletiva serão apenas os das finais (A, B ou C).
O Campeonato Mundial Junior de Natação estava marcado para os dias 23 a 28 de agosto, em Kazan, na Rússia. Diante dos ataques russos à Ucrânia no último mês, a Fina decidiu por, temporariamente, cancelar a competição. A formação da seleção brasileira se deve à hipótese da FINA recolocar a competição no calendário.
Jogos Sul-Americanos
Ao todo, serão convocados 28 atletas para a competição (14 homens e 14 mulheres), apenas em provas individuais e com tempos válidos nas finais A do Troféu Brasil. Caso o melhor nadador de uma prova se repita em outra prova, a convocação dará prioridade aos segundos melhores colocados nos 100m livre e nos 200m livre. Caso ainda sobrem vagas, serão convocados os atletas com maior número de vice-campeonatos no Troféu Brasil.
Jogos Mundiais Universitários
O Troféu Brasil também será a última seletiva para a formação da seleção brasileira que disputará os Jogos Mundiais Universitários. A seleção, que é de responsabilidade da CBDU, terá 30 nadadores. Os Jogos Mundiais Universitários serão realizados em Chegndu, na China, em junho.
Fonte: CBDA