Com homenagem a Jaqueline Mourão, 12ª turma do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) se forma
Curso do Instituto Olímpico Brasileiro teve tema principal Plano de Negócios e homenageou atleta com recorde em participações olímpicas

Mais uma edição do Curso Avançado de Gestão Esportiva (CAGE) do Instituto Olímpico Brasileiro, braço educacional do Comitê Olímpico do Brasil (COB), chegou ao fim com a celebração dos formandos da 12ª turma. Nesta sexta-feira (26), a formatura de encerramento do curso aconteceu no Centro de Treinamento do COB, no Rio de Janeiro, e teve como grande homenageada a atleta Jaqueline Mourão, aluna desta edição e escolhida para levar o nome da atual turma do CAGE.
A celebração da formatura teve a presença do presidente do COB, Paulo Wanderley, e dos facilitadores que contribuíram para a formação dos 36 novos gestores desta 12ª turma do tradicional curso. A edição deste ano, realizada durante 10 meses entre 2023-2024, teve como tema principal Plano de Negócios.
“É uma satisfação celebrarmos esse momento. O CAGE é uma prova de que o COB não se preocupa somente com o alto rendimento esportivo, mas também com a capacitação, através do trabalho com o Instituto Olímpico. O curso é uma forma de expandir esse braço educacional para além do Comitê, uma vez que aqui temos representantes das confederações, secretarias esportivas e outros órgãos envolvidos no âmbito esportivo”, ressaltou Paulo Wanderley.
Na formatura, foram anunciados os alunos que obtiveram as melhores notas na entrega dos trabalhos de conclusão de curso, Laura Paes Leme e João Monteiro, do Comitê Olímpico do Brasil, e Joanna Alves Dutra, da Confederação Brasileira de Vela. E o momento mais marcante ficou por conta da homenageada e formanda Jaqueline Mourão, atleta que tem o recorde de participações olímpicas pelo Brasil: são oito, entre edições de Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno.
“Fiquei muito emocionada com essa homenagem. Minha carreira sempre foi muito marcada pela resiliência e por buscar o inédito, sempre ser fora da caixa. Essa vontade de querer abrir portas, servir de exemplo para outras pessoas e mostrar que é possível sempre esteve presente. A experiência do CAGE também representou resiliência de buscar e conquistar essa formatura. Eu me vejo nesta turma e tenho muito orgulho dessa garra e força de vontade que tivemos para chegar até aqui. Tenho certeza de que o esporte está em boas mãos com esses novos gestores que estão sendo formados hoje”, finalizou, emocionada, Jaqueline Mourão.