COB recebe visita da sobrinha-neta de Pierre de Coubertin
Descendente do fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Diane de Coubertin conheceu a sede e o trabalho da entidade

O Comitê Olímpico do Brasil recebeu, nesta quarta-feira, 23, a visita da sobrinha-neta do fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, Pierre de Coubertin. Diane de Navacelle de Coubertin está de passagem pelo Brasil e fez questão de visitar a sede do COB, onde foi recebida pelo presidente da entidade, Paulo Wanderley Teixeira.
Natural da França, Diane é membro do Oly Art Committee, criado pelo Comitê Olímpico Internacional para incentivar projetos artísticos e esportivos, além de educadora e escultora. Durante a visita ao COB, ela também participou de uma reunião com o diretor de Comunicação da entidade, Paulo Conde, e a gerente de Cultura e Valores Olímpicos, Carolina Araujo, que detalharam o trabalho realizado na área.
“Fiquei muito feliz em visitar o COB e conhecer o que é feito aqui, principalmente as atividades relativas à educação e à cultura, não apenas para os mais jovens, como também para todas as fases. Também fico contente em saber que está prevista uma galeria olímpica, que servirá de legado para as próximas gerações e, portanto, coloco-me à disposição para ações conjuntas”, disse Diane de Coubertin.
Pierre de Coubertin
O Barão francês Pierre de Coubertin (Paris, 1863 – Genebra, 1937) ficou conhecido como o fundador do Movimento Olímpico e dos Jogos Olímpicos Modernos. Em 1894, ele também criou o Comitê Olímpico Internacional, na capital francesa.
Pedagogo e apaixonado por esporte, praticou equitação, esgrima, boxe, remo e tênis. Coubertin acreditava que isso não poderia ser privilégio da elite. Ele defendia, assim como os sábios gregos, que a educação também passava pelo corpo e que, por isso, o esporte deveria ser um direito de toda a sociedade.
A partir dessa visão, o intelectual se dispôs a reformar o sistema educacional da França e suas pesquisas o levaram a diversos caminhos, entre eles, o da Grécia Antiga. Impressionado pela descoberta das ruÍnas de Olímpia, cidade onde aconteciam os Jogos Olímpicos da antiguidade, Coubertein viu seu desejo se transformar em um grande sonho: recriar os Jogos Olímpicos.