COB oferece suporte médico às delegações dos Jogos da Juventude
Serviços são similares aos disponibilizados aos atletas do Time Brasil em grandes eventos multiesportivos

Uma estrutura “padrão olímpica”. Os Jogos da Juventude Aracaju 2022 têm uma excelente novidade em relação à área médica. Para a maior competição esportiva de base do país, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) está disponibilizando, pela primeira vez, serviços médicos para todos os competidores, similares aos que são oferecidos – guardadas as devidas proporções – aos atletas do Time Brasil em grandes eventos multiesportivos, como os Jogos Olímpicos ou Jogos Pan-americanos.
“Não tem nada muito diferente do que oferecemos normalmente aos atletas de alto rendimento, apenas um maior número de atendimentos previsto, já que somos o Comitê Organizador do evento, e não apenas um dos comitês participantes, como ocorre nos Jogos Olímpicos, por exemplo”, conta a gerente da área de Saúde do Atleta do COB, Ana Carolina Corte.
Além da estrutura física, com macas, aparelhos e equipamentos de última geração, destaque para o suporte humano oferecido. Além da equipe do COB, composta por médicos, fisioterapeutas e psicólogos, estudantes formados em Medicina irão trabalhar no evento como parte de suas residências, fruto de um convênio do COB com a Universidade de São Paulo, a Escola Paulista de Medicina e o Hospital do Servidor Público do município de São Paulo. Todos eles especializados na Medicina do Esporte.
“Queremos mostrar aos atletas também – e profissionais da área médica – como nós, do COB, trabalhamos nos grandes eventos. Apresentar esse modelo para que, aos que no futuro forem trabalhar nos Jogos Olímpicos ou Pan-americanos, já vivenciem agora algo parecido com o que vão encontrar pela frente”, diz Ronaldo Aguiar, supervisor de Fisioterapia do COB.
Para completar, a área médica vai contar com um grupo de 38 voluntários, formado por médicos, fisioterapeutas e enfermeiros da cidade de Aracaju.