Cerimônia de Abertura, saltos ornamentais, boxe... confira a agenda de sexta-feira em Santiago 2023
Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso buscam vaga na final da plataforma de 10m, enquanto Viviane Pereira disputa preliminar da categoria até 75kg

A sexta-feira (20) dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 reserva mais três brasileiras em ação e um momento sempre especial para dar aquela injeção de ânimo nos atletas antes de um grande evento: a Cerimônia de Abertura. A festa está marcada para começar às 20h (horário de Brasília), no Estádio Nacional do Chile. Mas, antes disso, o Time Brasil entra em cena para compromissos decisivos nos saltos ornamentais e no boxe.
Uma das primeiras atrações do dia será a disputa das eliminatórias da plataforma de 10m dos saltos ornamentais, a partir das 11h (de Brasília), com transmissão do Canal Olímpico do Brasil. Giovanna Pedroso e Ingrid Oliveira cairão na água em busca de uma vaga nas finais, marcadas para sábado (21), às 19h.
Os atletas e toda a equipe técnica da modalidade foram os primeiros a entrar na Vila Pan-americana, na segunda-feira, e aproveitaram os últimos dias para fazer a aclimatação e avaliar as condições da piscina.
No mesmo horário, mas no Canal 4 - Chiaki Ishii, a brasileira Viviane Pereira, da categoria até 75kg, encara a argentina Lorena Balbueba nas oitavas de final. A competição de boxe começou nesta quinta-feira (19) com o show do brasileiro Luiz Gabriel Oliveira, classificado para as quartas de final na categoria até 57kg.
Por fim, a tão aguardada Cerimônia de Abertura promete envolver os presentes em uma festa promovida pelo país-sede dos Jogos Pan-americanos deste ano. O espetáculo terá transmissão do Canal 1 - Maria Lenk, a partir das 19h40, e do YouTube do Time Brasil.
A maior delegação da história do país em uma competição no exterior, com mais de mil pessoas – sendo 621 atletas (342 homens e 279 mulheres) –, vai em busca de dois grandes objetivos no Pan de Santiago: vagas olímpicas para Paris 2024 e a manutenção entre as três principais potências do continente no quadro de medalhas.