Logo
COB

Centro de Treinamento do Time Brasil e sede do COB ‘se vestem’ de rosa em adesão ao Outubro Rosa

Colaboradores da entidade participarão de palestra de conscientização para o controle do câncer de mama com a mastologista Tainá Moura

Por Comitê Olímpico do Brasil

4 de out, 2019 às 14:28 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

De rosa. Quem passar pelo Centro de Treinamento do Time Brasil, no Parque Maria Lenk, e na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Barra, de hoje a 31 de outubro, vai observar uma roupagem diferente. As construções serão iluminadas com a cor em adesão ao Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. 

Como forma de promover a conscientização sobre a doença, o COB reunirá seus colaboradores no dia 7, segunda-feira, às 15h, para uma palestra com a médica Tainá Moura, especialista em mastologia e ginecologia. Membro da diretoria da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia e da Sociedade Brasileira de Mastologia a Dra. Tainá é mastologista do Hospital Federal Cardoso Fontes, tendo passagens por hospitais de referência no combate ao câncer e na saúde da mulher, como o Hospital Mário Kroeff e o Hospital da Mulher Heloneida Studart. 

“A comunidade esportiva encontra-se unida e engajada nesta importante campanha de conscientização em prol da prevenção e combate ao câncer de mama. Enxergamos o esporte como um importante agente de desenvolvimento na saúde, bem-estar, qualidade de vida e educação”, diz o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Atualmente, o COB tem 140 colaboradoras, 53% de seu quadro. “Nossa participação feminina foi recorde nos Jogos Olímpicos Rio 2016. As mulheres têm papel relevante no desenvolvimento do movimento olímpico e por isso não poderíamos deixar de participar do Outubro Rosa", ressalta o diretor geral do COB e campeão olímpico, Rogério Sampaio. 

Durante quase 40 anos, as mulheres foram proibidas pela lei brasileira de praticar certos esportes dentro do território nacional, como a prática de lutas, o futebol, futebol de salão, futebol de praia, polo aquático, rugby, halterofilistmo e basebol.  Só em 1979 o decreto-lei número 3.199, de 14 de abril de 1941, foi revogado. 

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.  


ÚLTIMAS NOTÍCIAS