Logo
Santiago 2023

Resultados Time Brasil 23/10: hipismo conquista prata inédita no adestramento no Pan de Santiago

João Victor Oliva, Renderson de Oliveira, Manuel Tavares de Almeida e Paulo Cesar dos Santos arremataram a 1ª prata por equipes do Brasil na história. Brasil encerra o dia com 12 medalhas

Por Comitê Olímpico do Brasil

23 de out, 2023 às 21:30 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

O hipismo brasileiro conquistou nesta segunda-feira uma medalha de prata inédita no adestramento nos Jogos Pan-americanos de Santiago 2023, na Escola de Equitação do Exército em Quillota, região de Valparaiso. A disputa também foi válida como segunda qualificativa individual, e o Brasil habilitou-se com seus três melhores conjuntos (máximo por país) na corrida pelo ouro individual no Freestyle na quarta-feira, 25.

Os Estados Unidos conquistaram a medalha de ouro, com 450,670%, enquanto o Brasil, representado por João Victor Oliva, Renderson de Oliveira, Manuel Tavares de Almeida e Paulo Cesar dos Santos, obteve 443,343%, em segundo lugar. O Canadá ficou com o bronze, com 431,937%. O feito dos brasileiros acontece 48 anos após a conquista do primeiro bronze por equipes no Pan de 1975.

O Brasil detém agora cinco bronzes e uma prata por equipes na história dos Jogos Pan-americanos. Após o bronze em 1975, no México, oito anos depois veio a segunda medalha novamente por equipes, em Caracas 1983, ocasião em que Orlando Facada montando Premiado foi bronze individual, feito inédito até hoje. Após um hiato de 24 anos, no Rio 2007, o Brasil garantiu o terceiro bronze. O quarto e o quinto bronze por equipes foram conquistados nas duas últimas edições do Pan, em Toronto 2015 e Lima 2019. Em Santiago 2023, veio a primeira prata por equipes.

Outros resultados do Time Brasil 

O Brasil encerrou a segunda-feira com um total de 12 medalhas e soma 35 no quadro geral até o momento: sete de ouro, 13 de prata e 15 de bronze. O país está em quarto lugar, atrás de Estados Unidos, México e Canadá.

O dia reservou mais pódios, classificações olímpicas e outros resultados importantes. O destaque foi a natação, com seis medalhas, incluindo os ouros de Guilherme Caribé e de Guilherme Costa. Na ginástica artística, Flávia Saraiva conquistou a prata no individual geral, assim como Diogo Soares.

O boxe brasileiro garantiu três medalhas na capital chilena. Além disso, Isabela Abreu assegurou sua vaga olímpica no pentatlo moderno. Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso levaram o bronze nos saltos ornamentais. Felipe Simioni ficou em terceiro no Esqui Aquático Slalom.

No vôlei, a seleção feminina venceu Porto Rico por 3 a 0 e garantiu vaga direta nas semifinais. No vôlei de praia, Duda e Ana Patrícia fecharam a fase de grupos com 100% de aproveitamento e se classificaram diretamente para quartas de final. No futebol, o Brasil estreou com vitória. No remo, o país ficou perto da medalha no primeiro dia de finais. 

No badminton, três pódios foram assegurados com as classificações de brasileiros para as semifinais: Davi Silva e Sania Lima nas duplas mistas, Davi Silva e Fabrício Farias, nas duplas masculinas, e Sania Lima e Juliana Viana, nas duplas femininas. No individual masculino, o atual campeão Ygor Coelho foi eliminado pelo mexicano Luís Ramón Garrido. No taekwondo, Maicon Andrade (+80kg) e Gabi Siqueira (+67kg) caíram nas quartas de final. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS