COB recebe lideranças do desporto militar no Centro de Treinamento Time Brasil
Visita nesta terça-feira, 1º de dezembro, contou com apresentação de diversas áreas funcionais do Comitê

O foco do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é oferecer a melhor estrutura possível para os atletas. E, para isso, formar parcerias com o mais diversos entes presentes do Movimento Olímpico é fundamental. Pensando nisso, COB recebeu nesta terça-feira, 1º de dezembro, no Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, uma comitiva do Exército Brasileiro formada por lideranças do desporto militar. A visita à instalação esportiva teve como motivo principal a aproximação entre as instituições e o alinhamento entre o Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas e a Gerência de Alto Rendimento do COB.
Em cerca de três horas de encontro, a comitiva visitou o CT de Ginástica Artística, o Laboratório Olímpico e demais instalações do CT Time Brasil. Ao final do encontro, todos assistiram a apresentações do diretor de esportes do COB, Jorge Bichara, sobre o planejamento do COB para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e da gerente do Instituto Olímpico Brasileiro, Soraya Carvalho, sobre as oportunidades para atletas e treinadores oferecidas pela área de Educação do COB.
“Ficamos muito honrados com a presença das lideranças do esporte militar no CT Time Brasil, que é o coração do COB. A integração entre as instituições é muito importante para o esporte brasileiro e estaremos sempre de portas abertas para uma efetiva integração e parcerias com o Centro de Capacitação Física do Exército”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.
Pelo COB, além do presidente Paulo Wanderley, Jorge Bichara e Soraya Carvalho, também estiveram presentes o vice-presidente Marco La Porta e o gerente executivo de alto rendimento, Sebastian Pereira. Pelo Exército, participaram do encontro: o chefe do Centro de Capacitação Física do Exército e presidente da Comissão de Desportos do Exército, general Ernesto de Lima Gil; o vice-Presidente da Comissão de Desportos do Exército, coronel Nilton Gomes Rolim Filho; o comandante da Escola de Equitação do Exército, o coronel Renato Pereira Gomes; o comandante da Escola de Educação Física do Exército, coronel André Bou Khater Pires; responsável pelo Destacamento Desportivo da Vila Militar, o tenente-coronel Marcelo Bueno Colletes; e o futuro comandante da Escola de Educação Física do Exército, o tenente-coronel Edson Aita. Também estiveram presentes o presidente da Confederação Brasileira de Esgrima, Ricardo Machado; o presidente da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama, Bruno Patrício; e a vice-presidente da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, Sandra Helena Souza Silva.
Talento para o esporte
“Foi uma manhã muito proveitosa. Depois dessas apresentações conseguimos perceber vários pontos de contato entre ações do COB e das Forças Armadas. Se houver sinergia nessas ações, com certeza os resultados irão aparecer”, disse o general Ernesto de Lima Gil, que se mostrou muito interessado nos programas educacionais do Instituto Olímpico Brasileiro. “Somos um país de 220 milhões de habitantes com um talento incrível para esporte. Precisamos formar o profissional que trabalha com Educação Física para que saiba identificar talentos esportivos que um dia consigam chegar ao alto rendimento”, completou o general.
“Eu que vim do Exército consigo perceber muitas oportunidades para o desenvolvimento de um trabalho em conjunto com o COB”, disse Marco La Porta. “Hoje em dia já temos vários atletas militares integrando as delegações brasileiras em Jogos Olímpicos e Pan-americanos, por exemplo. Então, quanto mais estivermos alinhados, mais vamos conseguir apoiar esses atletas e evoluir como uma nação esportiva”, afirmou o vice-presidente do COB.