Carregando...

Centro de Treinamento Time Brasil

Compartilhe

CENTRO DE TREINAMENTO TIME BRASIL

Marco importante para o esporte do país, o Centro de Treinamento Time Brasil está instalado no Parque Aquático Maria Lenk e conta, além das piscinas de natação e de saltos ornamentais, com a Sala de Esportes de Combate, Sala de Força e Condicionamento, Sala de Descanso, Sala de Avaliação, o Laboratório Olímpico, e o CT de Ginástica Artística, na Arena da Barra.

A arquiteta, judoca olímpica e Gerente de Infraestrutura Esportiva do COB, Daniela Polzin, foi a responsável pelo projeto das Salas de Esporte de Combate e de Força e Condicionamento. 

As primeiras modalidades esportivas a utilizarem as instalações do CT Time Brasil no Parque Aquático Maria Lenk foram a natação e o taekwondo. Hoje, atletas de diversas modalidades, como nado sincronizado, saltos ornamentais, atletismo, judô, ginástica, entre outras, também utilizam regularmente as instalações do CT.

O CT também dispõe de equipamentos que proporcionam a realização de treinamentos de alto nível que ajudam no aperfeiçoamento dos movimentos técnicos dos atletas. Câmeras gravam imagens que, junto ao software Dartfish, viabilizam um estudo de movimentos em vídeo conhecido como Análise Cinemática.


CENTRO DE TREINAMENTO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) inaugurou em 2015 o Centro de Treinamento Time Brasil de Ginástica Artística. Montado na quadra de aquecimento da Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca, no Rio, o CT conta com estrutura completa para o treinamento e recuperação dos atletas. Além de modernos equipamentos esportivos e tecnológicos, o COB disponibiliza refeitório, sala de estudo, médica e de fisioterapia, entre outras, para as seleções feminina e masculina do Brasil.

O espaço integra o CT Time Brasil. As intervenções feitas no local foram a construção do fosso e salas de apoio, e a aquisição, importação e instalação dos equipamentos (esportivos e tecnológicos).  O custo das obras de adequação, compra e importação dos equipamentos ficou em torno de R$ 2 milhões.

Com 2.500 metros quadrados, o CT conta com sala de reuniões, sala de atendimento aos atletas pelas equipes multidisciplinares, sala médica, sala de administração, área de convivência para os atletas, refeitório, grande sala de fisioterapia e sala de estudos. O CT de Ginástica Artística é o único do Brasil climatizado. O espaço conta ainda com equipamentos de analise de imagem, principalmente para os aparelhos de solo e saltos. 


SALA DE FORÇA E CONDICIONAMENTO