Fruto de uma parceria do Comitê Olímpico do Brasil (COB) com nove instituições de ensino e pesquisa, o Laboratório Olímpico Brasileiro teve incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação por meio de financiamento da FINEP.
Seu principal diferencial é a proximidade física de profissionais de diferentes especialidades ligados às ciências do esporte com atletas e treinadores de alto rendimento, já que suas dependências estão localizadas no Parque Aquático Maria Lenk, coração do Centro de Treinamento Time Brasil.
Essa proximidade permite uma intervenção contínua e interdisciplinar. Os atletas são avaliados e monitorados por diferentes especialistas que oferecerem aos treinadores informações precisas que ajudam no planejamento das sessões de treinamento e das competições.
Por este motivo, o Laboratório Olímpico apresenta um conceito inovador, que viabiliza avaliações personalizadas capazes de atender às especificidades de cada modalidade, inclusive podendo se deslocar para onde os nossos atletas estiverem.
Laboratório Olímpico
O Laboratório tem como base três áreas de conhecimento:
• Preparação Esportiva:
Preparação Física, Fisiologia, Biomecânica e Instalações Esportivas.
• Saúde do Atleta:
Medicina, Farmácia, Fisioterapia, Massoterapia, Nutrição, Preparação Mental (Psicologia e Coaching).
• Ciência e Tecnologia Esportiva:
Análise Técnico-Esportiva, Gestão do Conhecimento, Tecnologia Esportiva e Gestão Técnico-Científica.
O trabalho em conjunto de todas essas áreas do conhecimento impacta positivamente na tomada de decisões durante a montagem dos planos de treinamento dos nossos atletas.
Em um mundo onde o esporte é decidido em pequenos detalhes, este legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016, equipado com tecnologia de ponta, é uma ferramenta eficaz para o ganho de performance dos atletas olímpicos do Brasil.
É o Comitê Olímpico do Brasil trabalhando rumo a novas conquistas.
Áreas de Atuação do Laboratório Olímpico
Preparação Física:
A área complementa o trabalho realizado junto aos treinadores na preparação global do atleta, auxiliando no monitoramento das cargas de treino e adequação entre intensidade, duração e frequência das sessões. Também atua no desenvolvimento da capacidade cardiorrespiratória, da força muscular e da flexibilidade dos atletas. A área trabalha em conjunto com a área de Saúde do Atleta (médicos e fisioterapeutas) na prevenção e reabilitação de lesões dos atletas.
Fisiologia:
A área estuda as respostas e adaptações do organismo inerentes à prática do exercício físico, monitorando os indicadores fisiológicos, por meio de testes específicos, que permitem mensurar parâmetros fundamentais para a prescrição do treinamento. Adicionalmente, atua na avaliação do metabolismo do atleta, mediante a análise de matrizes biológicas, como por exemplo sangue e urina, subsidiando informações para treinadores e equipes multidisciplinares, visando potencializar os resultados tanto na recuperação quanto no desempenho esportivo.
Biomecânica:
A área estuda a estrutura e função dos sistemas biológicos por meio dos fundamentos da mecânica. Os profissionais analisam as variáveis envolvidas (velocidade, força, potência...) com base em imagens, plataformas de força, eletromiografia, sensores inerciais, entre outras ferramentas, visando caracterizar a dinâmica do gestual esportivo, identificar padrões de movimento e de ativação muscular associados ao risco de lesão e/ou desempenho esportivo. A partir desses resultados e em conjunto com o treinador e equipes multidisciplinares, a área elabora propostas de aprimoramento da técnica de movimento, execução de exercícios e intervenções necessárias que venham aprimorar o gestual técnico do atleta.
Instalações esportivas:
A área oferece suporte aos atletas, treinadores e equipes multidisciplinares na otimização da utilização de suas instalações e equipamentos esportivos no CT COB. Presta consultoria para as Modalidades e as áreas do COB na identificação das melhores opções de instalações e equipamentos para treinamentos e Missões COB.
Medicina
A Medicina atua na proteção na saúde do atleta através da prática de medidas de prevenção a lesão na identificação precoce de lesões e no tratamento de doenças. A área trabalha de forma holística para a manutenção da saúde física, mental e social. Para isso, profissionais das mais diversas especialidades médicas integram a equipe multidisciplinar das Ciências do Esporte.
Nutrição:
A avaliação, planejamento, acompanhamento e educação nutricional e de hidratação fazem parte do escopo de atuações da área. Para que o desempenho em treinamentos e competições seja efetivo, é necessária adequada ingesta de nutrientes e líquidos. Além da quantidade devem ser controlados a qualidade e a periodização da alimentação. As prescrições são feitas de forma personalizada e de acordo com a especificidade de cada modalidade.
Farmácia:
A Farmácia é responsável pelo controle do estoque de medicamentos e insumos da saúde. Conduz o programa de gerenciamento de resíduos das Ciências do Esporte, o plano de aferição e calibração dos equipamentos utilizados pelas demais especialidades, pela logística de medicamentos e insumos da saúde utilizados nas Missões do COB, além de fornecer suporte às ações da área de Fisiologia.
Fisioterapia:
A área de Fisioterapia atua na reabilitação, na recuperação de lesões e na elaboração de programas preventivos de lesões inerentes às modalidades esportivas, visando minimizar a sua incidência. Objetiva a melhora dos desequilíbrios de força e potência, melhora da estabilidade, postura, amplitude de movimento e correção de retrações musculares, tornando o atleta menos suscetível a lesão ao longo de sua carreira.
Massoterapia:
A massagem em sinergia com a Fisioterapia é uma terapia eficaz para a recuperação pós esforço e tratamento das lesões musculoesqueléticas.
Preparação Mental:
Psicologia:
Auxilia o treinador na identificação de aspectos emocionais e cognitivos dos atletas que possam aumentar o desempenho esportivo, identificando as necessidades motivacionais, além de desenvolver técnicas de comunicação que possam ser mais efetivas como estímulo na aderência ao treinamento. Variáveis como liderança, tomada de decisão, atuar em ambientes sob pressão, mantendo concentração, além de outras competências psicológicas, fazem parte do conteúdo dessa área.
Coaching:
É um processo que visa ajustes conscientes na mentalidade esportiva por meio de estratégias específicas. O acompanhamento pelo coach pode se dar de forma individual ou coletiva a partir das necessidades que atletas ou treinadores expressam na direção de seus objetivos pessoais e profissionais. O Coaching proporciona êxito duradouro, autonomia, eficácia, autorrealização e desenvolvimento de potencial e competências.
Análise Técnico-Esportiva:
Área responsável por realizar a análise de dados de performance e de resultados, para a construção de um perfil do atleta, que relacione os diferentes eventos e resultados durante cada ano do ciclo olímpico. Essas análises oferecem subsídios para tomada de decisão dos gestores do COB e comissões técnicas dos atletas. A área é a interlocutora entre treinadores e as demais áreas de Ciências do Esporte, buscando identificar os objetivos específicos dos técnicos para definição das melhores ferramentas e processos que respondam às questões de pesquisas.
Gestão do Conhecimento:
A área faz a gestão de toda produção das Ciências do Esporte. A saber, os relatórios de performance gerados a partir dos testes e avaliações realizados. A revisão, organização e envio para os interessados estão entre as atividades da área. É responsável pelo arquivo de toda documentação, garantindo a proteção e sigilo das informações. Além destas, auxilia na elaboração dos documentos técnicos relacionados as áreas de Ciências do Esporte.
Tecnologia Esportiva
A área é a gestora dos recursos tecnológicos aplicados às Ciências do Esporte. Além de garantir o emprego de ferramentas e inovações no estado da arte da preparação dos atletas, é responsável pela organização, manutenção e análise das massas de dados produzidas pelas demais áreas. As informações geridas variam de vídeos a resultados esportivos passando pelas diversas métricas aferidas nos testes e avaliações multidisciplinares. Outra atuação, é a capacitação de profissionais das equipes multidisciplinares dos atletas, garantindo que os recursos tecnológicos sejam aplicados de maneira coordenada e integrada com as comissões técnicas.
Gestão Técnico-Científica
Tem o compromisso de produzir conhecimento pelas análises e investigações científicas realizadas. O intercâmbio científico com outras instituições de ensino e pesquisa, assim como a colaboração com pesquisadores no desenvolvimento da ciência, é um dos pilares fundamentais das ações. As pesquisas partem dos problemas do dia a dia dos atletas e treinadores, provocando estudos e busca de soluções aplicadas à melhoria do desenvolvimento esportivo. A área mantém o compromisso com o aperfeiçoamento dos nossos treinadores e comissões técnicas. Através de um programa de tutoria estimula a geração de conhecimento a partir da prática do treinamento. O produto deste trabalho é divulgado em diversas linguagens, desde publicações em periódicos científicos a textos informativos para toda comunidade olímpica.
Programa para Elaboração de Informativo Técnico-Científico
O objetivo do programa é promover o conhecimento gerado por treinadores esportivos e integrantes de comissões técnicas em sua área de atuação. O modelo propõe documentar as vivências derivadas da sua prática com o auxílio de tutores, com o suporte técnico-científico do Laboratório Olímpico.
Conheça os nossos projetos:
1. Águas Abertas - Fernando Possenti
2. Atletismo - Felipe Siqueira
3. Badminton - Norma Rodrigues
5. Canoagem Velocidade - Lauro de Souza Jr.
6. Tênis de Mesa - Taisa Belli
7. Vôlei de Praia - Francisco Leandro Andreão Filho “Brachola”
Conheça outras publicações:
Odontologia:
A área de Odontologia atua no cuidado da saúde bucal do atleta. O conceito de saúde pela OMS é o bem-estar físico, mental e social. E para o completo bem-estar físico é fundamental a manutenção da saúde bucal. A área busca a prevenção de doenças bucais, assim como tratamentos e orientações para atletas.