Ouros nos revezamentos, atleta mais completo do continente e índice olímpico marcam segundo dia do Brasil no Sul-americano de Atletismo
Equipes do 4x100m rasos garantem vitória, enquanto Fernando Balotelli vence o decatlo e Lucas Carvalho carimba vaga em Paris 2024

O segundo dia de disputa do Campeonato Sul-americano de Atletismo, em São Paulo, trouxe o domínio dos revezamentos mais rápidos do Brasil no continente, mais um índice olímpico garantido em prova individual e brasileiro se tornando o atleta homem mais completo do atletismo sul-americano. Neste sábado (29), os brasileiros garantiram 10 medalhas, sendo seis de ouro e quatro de bronze, e os grandes destaques ficaram para os homens e as mulheres do 4 x 100m rasos, que não deram chances aos adversários e sobraram para vencerem a competição, o índice de Lucas Carvalho para os Jogos Olímpicos Paris 2024 nos 400m rasos e a vitória de José Fernando Ferreira, o “Balotelli”, no decatlo, o conjunto de dez provas do atletismo.
A pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, local da competição, tremeu com os revezamentos mais rápidos do Brasil. O time brasileiro dos 4 x 100m rasos masculino, composto por Paulo André Camilo, Felipe Bardi, Erik Cardoso e Rodrigo Nascimento, sobrou na final e garantiu o ouro com o tempo de 38s70. Já garantidos anteriormente para o Mundial de Atletismo Budapeste (Hungria), os meninos ficaram à frente do Paraguai (39s25) e da Venezuela (39s55), que completaram o pódio. Já o time feminino, formado por Ana Carolina Azevedo, Vitoria Rosa, Bárbara Leoncio e Rosângela Santos, também não deu chances às adversárias para chegar na primeira colocação com a marca de 43s47. As equipes da Colômbia (44s18) e do Chile (44s40) foram segundo e terceiro lugares, respectivamente.
“Nosso trabalho iniciou há pouco tempo com essa nova formação e vem sendo lapidado. É muito bom já começar com um ouro no Sul-americano. Tivemos uma mudança dos corredores, atletas jovens chegando e correndo bem, e da ordem de corrida. Agora é continuar trabalhando os detalhes em busca sempre da melhora, porque percebemos que o grupo tem uma sintonia e um entrosamento” analisou Paulo André após a conquista do ouro no revezamento masculino.
Outro momento marcante do dia foi o índice olímpico de Lucas Carvalho nos 400m rasos. Ainda na semifinal da prova, ele fez o tempo de 44s79, abaixo do índice de 45s00, e carimbou a sua vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024 e o Mundial de Atletismo deste ano. O tempo de Lucas, inclusive, foi o melhor resultado dele na prova dos 400m.
A conquista de Lucas acabou agitando os demais competidores e o Brasil ainda teve mais medalhas durante o dia e classificações ao Mundial de Atletismo de Budapeste bem encaminhadas por conta do ranking sul-americano. No lançamento do disco feminino, Izabela Silva foi ouro com 61,26m e Andressa de Moraes ficou com o bronze (59,37m), enquanto outra dobradinha aconteceu nos 3.000m com obstáculos: Tatiane Silva (9min55s73) e Simone Ferraz (9min54s44) garantiram ouro e prata, respectivamente para o Brasil. Valdileia Martins também levou o ouro, só que no salto em altura (1,84m), e Max dos Santos (1h23min21s) e Gabriela Muniz (1h33min31s) foram bronze nos 20km da marcha atlética. Izabela, Tatiane e Valdileia praticamente garantiram suas vagas no Mundial de Atletismo de Budapeste com essas conquistas.
OURO E ATLETA MAIS COMPLETO DO ATLETISMO SUL-AMERICANO
O encerramento do dia de competições no Sul-americano reservou um momento especial para o Brasil: José Fernando Santana, mais conhecido como Balotelli, tornou-se o atleta homem mais completo do atletismo continental ao vencer o decatlo. No conjunto das dez provas do atletismo, Balotelli somou 8.058 pontos, novo recorde do campeonato e a melhor marca pessoal do atleta, que comemorou bastante o resultado, que praticamente o classifica ao Mundial de Atletismo de Budapeste por conta do ranking sul-americano.
“Eu sempre sonhei com essa medalha e me preparei muito para isso. Quando eu comecei no decatlo, lá atrás, coloquei como meta ser o primeiro. Venho de cinco competições no ano e uma foi melhor do que a outra. É fruto de muito trabalho e correria. Agora os próximos pensamentos são o Mundial, primeiro, e depois os Jogos Pan-americanos. Vou me preparar para chegar lá e representar bem o meu país”, finalizou Fernando Balotelli.