Taekwondo garante mais sete vagas para o Time Brasil em Santiago 2023
Evento, realizado na Arena Carioca 1, teve transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil

O Time Brasil garantiu mais sete vagas nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Nesta quinta-feira, na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro, Maria Clara Pacheco (57kg), Paulo Melo (59kg), Edival Pontes (68kg), Henrique Fernandes (80kg) asseguraram a classificação com uma luta, enquanto Milena Titonelli (57kg), Gabriele Siqueira (+67kg) e Ícaro Miguel (+80kg) sequer precisaram competir.
O Torneio Classificatório para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023 distribuía 12 vagas por categoria – exceto no pesado, com 10 vagas. Desta forma, garantindo presença nas quartas de final o atleta estaria na zona de qualificação para o Pan. Milena, Gabriel e Ícaro, por serem cabeças de chave, entrariam na disputa direto nesta fase. Por uma opção técnica os três foram poupados.
Os demais representantes do Brasil no evento entraram nas oitavas de final. Edival Pontes, o Netinho, foi o primeiro a garantir a vaga, ao vencer o cubano Ormis Daniel Lagar na categoria até 68kg.
“Por ser uma luta fica um pouco mais pesado. Se perdesse ficaria o dia inteiro no ginásio, repescagem... Eu nunca cheguei numa competição tão tranquilo, mas quando entrei fiquei nervoso. Isso me deixou um pouco cansado na luta. Mas graças a Deus deu tudo certo, e agora vamos para o bi nos Jogos Pan-americanos”, disse, referindo-se ao ouro em Lima 2019.
Henrique Fernandes, que derrotou o canadense Charlie Mercier na categoria até 80kg, puxou a lista de brasileiros classificados pela primeira vez para o Pan adulto. Além dele, Maria Clara e Gabriele Siqueira vão estrear na competição continental no Chile.
“Estou muito feliz. Venho batalhando há muito tempo com minha equipe. Foi graças a muito esforço. É mais uma oportunidade de mostrar o taekwondo brasileiro no mundo. Vou trabalhar mais e mais para alcançar o maior objetivo possível”.
Vale lembrar que o taekwondo brasileiro já tinha uma vaga assegurada no Pan de Santiago com Sandy Macedo (57kg), classificada ao sagrar-se campeã dos Jogos Pan-americanor Junior, disputados em Cali, na Colômbia, em 2021.
Neste fim de semana a elite do taekwondo brasileiro compete no Pan Am Series II, também na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. O evento será transmitido ao vivo no Canal Olímpico do Brasil e no Youtube do Time Brasil no dia 26, domingo.