Paulo Wanderley e Rogério Sampaio representam o COB no velório de Pelé
Atleta do Século, Pelé sempre teve estreita relação com o esporte olímpico

O Presidente Paulo Wanderley e o Diretor-Geral Rogério Sampaio representaram o Comitê Olímpico do Brasil (COB) na manhã desta segunda-feira, dia 2, no velório de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que acontece no estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).
Em nome do Movimento Olímpico do Brasil, as duas autoridades prestaram as últimas homenagens ao maior atleta do século, que sempre teve estreita relação de Pelé com o esporte olímpico e foi um grande entusiasta e apoiador dos Jogos Olímpicos e do esporte brasileiro em geral.
“Pelé se tornou mais do que uma lenda e um atleta de referência. Pelé virou adjetivo, um padrão de excelência, um dos pilares do Comitê Olímpico do Brasil. Tenho certeza de que ele continuará a impactar nossos jovens e nosso esporte diariamente”, afirmou o Presidente Paulo Wanderley.
+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva! Telegram Web
+ Canal Olímpico do Brasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial
Também estiveram presentes ao velório do craque outras autoridades, como o presidente da Fifa, Gianni Infantino, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, e o prefeito de Santos, Rogério Santos.
Paulo Wanderley e Rogério Sampaio também prestaram condolências ao ex-goleiro Edinho, filho do Rei Pelé, e se encontraram com o atual presidente do Santos, Andrés Rueda.
Em reconhecimento a todos os seus feitos dentro e fora dos campos, em 2016, Pelé foi homenageado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) com a comenda da Ordem Olímpica, a mais alta honraria entregue pela entidade. Também conduziu a Tocha Olímpica em duas oportunidades, antes dos Jogos de Atenas 2004 e Rio 2016, e foi um dos principais nomes da campanha vitoriosa para trazer os Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro.
“Prestar uma homenagem final ao Rei Pelé é uma maneira de retribuir tudo o que ele fez pelo esporte mundial. Pelé deixa um legado para toda a eternidade”, complementou Rogério Sampaio.
Nascido em 23 de outubro de 1940, em Três Corações, interior de Minas Gerais, Pelé atuou por quase toda a carreira no Santos. Em quase 20 anos de clube, marcou impressionantes 1091 gols, conquistou duas Libertadores e dois Mundiais, além de inúmeros outros títulos.
Pela seleção brasileira, Pelé também tem feitos e números impressionantes. Com apenas 17 anos, brilhou na conquista da Copa de 1958, na Suécia, e encantou o mundo. Quatro anos depois, no Chile, participou da campanha do bicampeonato. E em 1970, no México, foi o grande destaque da seleção que fez história ao vencer o tricampeonato mundial.
Edson Arantes do Nascimento morreu na última quinta-feira, dia 29, aos 82 anos, em São Paulo, e desde então o mundo todo rende merecidas homenagens a esta lenda do esporte.