Seleção feminina de handebol vence Argentina e conquista Sul-Centro de forma invicta
Brasil derrotou as adversárias por por 31x22

O Brasil venceu a Argentina por 31x22 (17x8), neste sábado, no Paraguai, e conquistou o Sul-Centro feminino de forma invicta. A Seleção Brasileira dominou toda a partida, mantendo durante os 60 minutos um placar elástico conquistado ainda nos primeiros lances do jogo. Nem mesmo a estratégia das adversárias, de recuar ao máximo a marcação, conseguiu parar as brasileiras, que variavam as jogadas, hora explorando o bom arremesso de Bitolo dos 9 metros, hora dando velocidade para deixar as pontas livres, e em outros momentos aproveitando os poucos espaços cedidos pelo sistema defensivo das Hermanas. Outra jogada que também deu muito certo foram mais uma vez os contra-ataques. A goleira Renata Arruda conseguiu deixar, por diversas vezes, suas companheiras de frente com o gol adversário. Quando a defesa conseguia se recompor, o Brasil já estava comemorando o gol. A artilheira foi mais uma vez Jéssica Quintino, com sete gols, seguida de perto por Gabriela Bitolo, com seis.
A conquista do Sul-Centro chega em um momento muito importante para a Seleção Brasileira feminina. Isso porque, após não conquistar a classificação nos Jogos Olímpicos, a equipe deu uma resposta rápida e mostrou que tem condições de chegar forte aos Jogos de 2024.
O processo de renovação do grupo foi iniciado com muita tranquilidade e praticamente todas as atletas não vinham sendo convocadas no último ciclo olímpico entraram no momento certo. O técnico Cristiano Rocha não colocou ninguém ‘na fogueira’. Pelo contrário, aproveitou a competição com inteligência, demonstrou confiança no grupo e utilizou muitas das ‘novatas’ até mesmo em momentos difíceis, mas que ele enxergava que suas características poderiam mudar o rumo do jogo naquele momento.
Outros pontos positivos foram as atuações de atletas que vinham sendo convocadas, mas não muito utilizadas, como a goleira Renata, que se transformou na grande armadora dos contra-ataques brasileiros no Sul-Centro, com passes perfeitos e uma visão de jogo diferenciada. Além dela, Gabriela Bitolo, Lívia, Thaís Fermo e Gabriela Moreschi, que contra a Argentina fechou o gol quando entrou, principalmente nos sete metros.
Com esse resultado, o Brasil chega fortalecido ao Mundial da Espanha, marcado para o mês de dezembro. A equipe deverá ter um pouco mais de tempo para treinar antes de buscar o bicampeonato da competição. Não será fácil, mas este grupo já mostrou que vontade e qualidade tem demais.
SELEÇÃO DA COMPETIÇÃO – Além do título, o Brasil ainda emplacou três jogadoras na Seleção do Sul-Centro, a goleira Renata Arruda, a armadora Ana Paula, a pivô Tamires Araújo e a ponta Jéssica Quintino, que voltou a vestir a camisa da Seleção em grande estilo.
CAMPANHA:
Brasil 39 x 22 Chile
Uruguai 18 x 37 Brasil
Brasil 10 x 0 Bolívia (W.O.)
Paraguai 17 x 42 Brasil
Brasil 31 x 22 Argentina
Fonte: CBHb