Quem tem um amigo tem tudo
Vencedores dos 50m livre, catarinenses Leonardo Venturini e Vinícius Cruz celebram juntos o pódio em Aracaju

Ao final da prova de 50m livres na natação dos Jogos da Juventude Aracaju 2022, houve uma grande comemoração ainda na piscina. Leonardo Venturini Correa e Vinícius Oliveira Cruz vibraram, se abraçaram e saíram juntos da piscina. Respectivamente ouro e prata na prova, celebravam a vitória em dobradinha para Santa Catarina. “É a turma de Itajaí!”, brincaram. Isso mesmo. Da mesma idade (17 anos) e cidade, Leonardo e Vinícius se conhecem há bastante tempo. E das piscinas nasceu uma grande amizade.
“A gente é parceiro de equipe, um sempre ao lado do outro. Já representamos nossa cidade, nosso estado e até nosso país juntos. Viajamos bastante. É muito bom isso”, explica Leonardo. “Damos muita risada juntos”, entrega Vinícius. “Mas também nos ajudamos sempre. Se eu ganho dele, vou lá ajudá-lo a levantar a cabeça. E ele faz o mesmo por mim”, conta. “Eu teria respondido exatamente o que ele disse”, avaliza Leonardo. “Como nadamos as mesmas provas, um sempre acaba puxando o outro. Temos a rivalidade dentro da piscina, mas a amizade fora é muito maior”, afirma.
Ao longo de cinco anos entre viagens, treinos e competições, já passaram um monte de coisas juntos. “Este ano pegamos uma virose num campeonato que acabou suspenso. Voltamos doentes e em Santa Catarina fomos para a seletiva dos Jogos da Juventude. Um teve o apoio do outro, mas a verdade é que estavam os dois em péssima condição”, ri Vinícius.
O que importa é que eles sabem que podem contar um com o outro. “Eu tenho uma confiança muito grande no Leonardo. Até porque frequentemente nadamos revezamento juntos”, diz Vinícius. Leonardo enxerga no amigo um exemplo. “A determinação dele é incrível. O Vini se esforça ao máximo. Não importa se é para competir ou para treinar. E eu admiro muito isso”, elogia. Vinícius continua. “E quando é prova individual, batemos a mão antes, desejamos sorte. Um torce mesmo pelo outro. É bom isso, né? A vida é melhor quando a gente está com um irmão ao lado”, encerra.