Mundial de Pentatlo Moderno distribuirá vagas para os Jogos de Tóquio
Danilo Fagundes e William Muinhos vão competir no evento que terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil e pode definir até 6 pentatletas para as Olimpíadas

O Brasil estará representado por Danilo Fagundes, 33, e William Muinhos, 27, no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, que será realizado desta terça-feira, 8, até a próxima segunda, 14, no Cairo, Egito. A competição vai distribuir até seis vagas (três em cada gênero) para os Jogos Olímpicos de Tóquio. O Mundial será transmitido pelo Canal Olímpico do Brasil com comentários da da medalhista olímpica de bronze de Londres 2012 Yane Marques. O Canal vai exibir as finais, no sábado, 12, e domingo, 13, e o revezamento misto, na segunda.
O Mundial do Egito será o primeiro torneio da categoria desde o início da pandemia. O último Mundial aconteceu em 2019. A competição estava marcada para ser realizada na Bielorrússia, mas foi transferida para o Egito.
“Tenho boas lembranças do Egito. Foi lá que quebrei o recorde mundial de tiro (em 2015) e participei de uma Final da Copa do Mundo (2018). Sem contar que a organização lá é sempre muito incrível”, comemora William, que chegou à capital egípcia nesta segunda, 7.
No país africano, Danilo, William e os demais competidores do Mundial vão encarar todas as provas (natação, esgrima, hipismo e laser-run) no Estádio Internacional do Cairo. Os brasileiros entram em ação na sexta-feira, 11, na qualificação masculina.
“Consegui me programar e treinar focado nessa prova. Quero melhorar minhas marcas. Melhorar minha natação, laser-run, fazer uma boa esgrima e o resultado será consequência”, projeta William.
Há 3 meses na Europa
O outro brasileiro no Mundial do Egito já está na Europa desde o início do ano. Danilo Fagundes ficou na Itália depois de ter participado das etapas da Copa do Mundo, na Hungria, em março, e na Bulgária em abril.
No mês passado, Danilo roubou a cena no Aberto de Tetratlo Moderno da Itália ao subir no pódio e conquistar o bronze do torneio.
“Um dos motivos mais fortes que me fez ficar na Europa foi a situação da covid. Há complicação de viagem, além da exposição nos aeroportos. Foi bom porque pude treinar com a equipe olímpica daqui, estar fisicamente próximo ao local da prova e não sofrer com o fuso horário”, avalia Danilo.
Atual líder do ranking nacional, Danilo espera ter um desempenho suficiente para ficar entre os 36 finalistas do Mundial.
“O treinamento foi bem intenso e bem estudado. Estou bem para competir. Espero ter a melhor performance possível”, afirma.
PROGRAMAÇÃO DO MUNDIAL DO EGITO
Terça-feira (8 de junho): Revezamento feminino
Quarta-feira (9 de junho): Revezamento masculino
Quinta-feira (10 de junho): Qualificação feminina
Sexta-feira (11 de junho): Qualificação masculina
Sábado (12 de junho): Final feminina
Domingo (13 de junho): Final masculina
Segunda-feira (14 de junho): Revezamento misto
Fonte: CBPM