Logo
COB

Encontro de gigantes: Mijaín López e Rafael Silva, o “Baby”, se encontram na COB Expo 2025

Na arena de lutas, a dupla compartilhou trajetória olímpica e aprendizados do esporte com jovens do Centro Olímpico de São Paulo

Por Comitê Olímpico do Brasil

25 de set, 2025 às 14:46 | 2 minutos de leitura

Compartilhe via:

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

De um lado, o cubano quatro vezes campeão olímpico e cinco vezes campeão mundial, Mijaín López; do outro, o brasileiro medalhista de bronze em Londres 2012 e na Rio 2016 e multicampeão pan-americano, Rafael Silva “Baby”. Nesta quinta-feira, 25, a COB Expo reuniu os atletas que marcaram época em suas modalidades de combate para dividir experiências e orientar jovens da Rede Olímpica e do Centro Olímpico de São Paulo, referência na formação esportiva de base.

Com cinco ouros olímpicos conquistados entre Pequim 2008 e Paris 2024, López é considerado uma lenda viva da luta greco-romana e chega ao Brasil como grande embaixador do esporte. Mijaín destacou a alegria de voltar ao país onde tem grandes memórias.

“É muito especial estar de volta ao Brasil, onde conquistei meu terceiro campeonato olímpico, na Rio 2016. E ainda estar dividindo esse momento com tantos jovens, orientá-los e conhecê-los é um prazer enorme, estou muito feliz”, afirmou Mijaín López.

“Ele é um gigante do esporte e é uma honra estar junto dele aqui na COB Expo. É muito importante ter essa troca com os jovens atletas, conversar sobre o desempenho de um multicampeão olímpico e transmitir um pouco dos valores olímpicos para essa garotada que está só começando”, disse Rafael Baby.

O encontro contou com a presença do técnico de Mijaín López, Pedro Val, e do presidente da Confederação Brasileira de Wrestling, Flávio Cabral. Após o bate-papo, crianças e adolescentes da Rede e do Centro Olímpico participaram de uma clínica de luta com Baby e López, recebendo orientações e dicas de seus ídolos.

 

COBEXPO_GN_20250925-385.jpg
Guilia Odilon, da direita, pegando autógrafo de Mijaín Lopez. Foto: Gaspar Nóbrega/ COB.


“O Mijaín sempre foi uma inspiração desde que eu entrei na luta olímpica, há 2 anos. Ele é um gigante, uma referência, porque nunca perdeu e ainda conquistou cinco medalhas de ouro. E agora, finalmente, ele pode aproveitar a aposentadoria e estar aqui com a gente”, contou Guilia Odilon, de 15 anos, que faz parte da Rede Olímpica, projeto da prefeitura de São Paulo que incentiva a prática esportiva de crianças e adolescentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS