Logo
Time Brasil

Do topo do surfe mundial às ambições olímpicas: Yago Dora inspira público na COB Expo

Surfista brasileiro analisa mudanças após título da WSL, relembra grave lesão e projeta disputar os Jogos Olímpicos Los Angeles 2028

Por Comitê Olímpico do Brasil

25 de set, 2025 às 15:42 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Campeão mundial Yago Dora participa de painel na COB Expo 2025 (Jonne Roriz/COB)

Campeão mundial Yago Dora participa de painel na COB Expo 2025 (Jonne Roriz/COB)

Há 25 dias, Yago Dora se tornava campeão do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Mas só agora começa a entender as mudanças que o status de melhor surfista do planeta lhe proporciona. Em visita à COB Expo, onde participou de um bate-papo ao lado dos ginastas Diego Hypolito e Jade Barbosa, o atleta de 29 anos falou sobre o assédio que vem recebendo do torcedor brasileiro.

“Estou começando a me acostumar. É muito bom ver até onde o esporte pode nos levar. Começo a me tornar um exemplo, porque o título mundial é algo concreto, real, e as pessoas passam a nos ver como alguém a seguir”, diz o surfista radicado em Florianópolis (SC).

Mas a análise de Yago vai além. O surfista nota também uma mudança no comportamento do público em relação à modalidade como um todo, ajudando a tornar o esporte mais popular no Brasil e no mundo.

“Tem sido muito bom acompanhar o alcance que o surfe vem ganhando nos últimos tempos. Ainda é um esporte muito nichado, então é ótimo ver a modalidade alcançando novos horizontes”, complementa.

Yago aproveitou a passagem pela maior feira de esportes da América Latina para relembrar um momento difícil que enfrentou na carreira, em 2021, quando passou por uma cirurgia no pé esquerdo, após se lesionar durante um aéreo.

“Tive que reaprender a andar. Muitas pessoas ficaram na dúvida se eu ia voltar a surfar do jeito que surfava antes, mas nunca deixei esse pensamento entrar na minha mente. Tinha certeza que voltaria melhor ainda. Foi um processo de quatro anos até ser campeão mundial, passei por muitas coisas e ressignifiquei outras tantas na minha vida”.

Na época, Yago fez parte de sua recuperação no Centro de Treinamento do Time Brasil, no Rio de Janeiro. O ambiente no Maria Lenk, ao lado de outros grandes atletas, alimentou ainda mais outro desejo: representar o país em Los Angeles 2028.  

“Sempre gostei muito de ir ao COB, e a primeira vez foi no período da lesão. O que mais gosto é encontrar com pessoas de diferentes modalidades, de me sentir parte de algo maior, um propósito maior do esporte. Isso me inspira a buscar meus objetivos, incluindo Los Angeles 2028. Quero muito estar lá, sei que tenho boas chances nas ondas de Trestles, mas antes tem o primeiro passo, que é garantir a minha vaga”, finaliza.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS