Décio Brasil, secretário especial do esporte, visita o COB e o Centro de Treinamento da Ginástica Artística
Encontro com presidente Paulo Wanderley e diretoria do Comitê aconteceu na segunda-feira, dia 13. Na manhã desta terça, 14, o secretário acompanhou treino das seleções masculina e feminina de ginástic

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) recebeu nestas segunda e terça-feira, dias 13 e 14, a visita do secretário especial do esporte do Ministério da Cidadania, General Décio dos Santos Brasil. Recebido pelo presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, o secretário especial assistiu a uma apresentação feita pela diretoria do COB sobre trabalho realizado pela entidade na preparação dos atletas e organização das delegações para as principais competições do calendário internacional, como os Jogos Pan-americanos Lima 2019 e Olímpicos Tóquio 2020.
“Essa visita foi muito importante para o COB. A marca do encontro foi a disponibilidade do secretário Décio Brasil em ouvir, debater e alinhar as ações que serão estratégicas tanto para a Secretaria Especial do Esporte, quanto para o Comitê Olímpico. O General Brasil é experiente, tem um vasto currículo ligado ao esporte e isso facilita essa troca. Mostrar o trabalho do COB faz parte dos pilares da nossa administração de transparência, austeridade e meritocracia”, disse Paulo Wanderley, presidente do COB.
Além do presidente, o COB foi representado por Marco La Porta, vice-presidente, Jorge Bichara, diretor de esportes, Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing, Luciano Hostins, diretor jurídico, Isabele Durán, diretora Administrativa e Financeira Interina, e Sebastian Pereira, gerente executivo de Alto Rendimento.
“Foi um ótimo encontro. Vimos que existe grande possibilidade de interação entre o Comitê e a Secretaria, com projetos visando à preparação dos nossos atletas para Lima e Tóquio”, disse Décio Brasil.
Na manhã desta terça, o secretário acompanhou parte das atividades das seleções masculina e feminina de ginástica artística no Centro de Treinamento da Ginástica, gerenciado pelo COB no Rio de Janeiro. E teve a oportunidade de conversar com os medalhistas olímpicos Arthur Nory e Arthur Zanetti. Além deles, estão treinando no espaço nomes como Francisco Barreto Júnior, Jade Barbosa, Flavia Saraiva, Rebeca Andrade, Thais Fidelis, Lorrane dos Santos Oliveira, entre outros.
“É um espaço que faz jus ao nível da nossa equipe que tem grande potencial de conquista de medalhas. Dificilmente a gente encontra no mundo um centro de treinamento nesse nível. O atleta tem todo o apoio não só técnico, como administrativo e logístico. Isso facilita o treinamento, ajuda a equipe a se tornar coesa e deve render bons frutos”, disse o secretário Décio Brasil.
Anteriormente, pouco depois de sua nomeação, Décio Brasil já havia visitado o Centro de Treinamento Time Brasil. Além de conhecer as instalações do Laboratório Olímpico, o secretário pode ver treinos físicos de atletas do judô, hóquei, vela, atletismo e wrestling, natação e saltos ornamentais. O CT Time Brasil recebe atletas de cerca de 15 diferentes modalidades diariamente.