De olho em vaga nos Jogos Mundiais de Praia, estrelas do Beach Wrestling disputam etapa brasileira do Circuito Mundial
Torneio será realizado no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, dias 10 e 11 de maio e contará com mais de 50 atletas de 12 países

O Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, recebe nos dias 10 e 11 de maio a etapa brasileira do Beach Wrestling World Series, Circuito Mundial da versão das areias do wrestling olímpico. Mais de 50 atletas de Brasil, Argentina, Azerbaijão, Barbados, Chile, Estados Unidos, Geórgia, Grécia, Paquistão, Portugal, Turquia e Ucrânia disputam o torneio, que terá oito categorias de peso, sendo quatro masculinas (até 70kg, até 80kg, até 90kg e acima de 90kg) e quatro femininas (até 50kg, até 60kg, até 70kg e acima de 70kg). Além de premiação em dinheiro, o torneio distribui pontos para o ranking mundial, que definirá as oito vagas em cada categoria para a primeira edição dos Jogos Mundiais de Praia em San Diego, Estados Unidos, no mês de outubro. O Mundial de 2018 e a etapa de Portugal também contaram pontos.
“É uma alegria e uma responsabilidade sediar uma etapa do Circuito Mundial no Brasil. Vamos receber países de várias regiões do mundo e utilizar a mesma estrutura da arena montada para o Sul-americano de Futebol de Areia atendendo melhor público e atletas. O Beach Wrestling é uma modalidade democrática, com regras simples e que abraça todos os estilos de luta, prova disso é que vai fazer parte dos primeiros Jogos Mundiais de Praia”, disse Pedro Gama Filho, presidente da Confederação Brasileira de Wrestling e membro da United World Wrestling (UWW).
Além de atletas como João Victor Santos, Camila Fama e Kamila Barbosa, que disputaram etapas internacionais do Beach Wrestling, nomes do wrestling olímpico como Joilson Júnior, Angelo Moreira, Dailane Reis e Aline Silva também vão representar o Brasil. Além de lutar no Brasil, os atletas vão poder contar com o apoio das arquibancada com mais de 1.000 lugares disponíveis e entrada gratuita nos dois dias de torneio.
“Competir em casa um torneio mundial é sem dúvida uma oportunidade que todo atleta sonha. Além de termos a nossa torcida empurrando e motivando nas arquibancadas não há uma preocupação com fuso horário e aclimatação. A equipe brasileira está pronta para mais uma batalha e no aguardo do mundo do Beach Wrestling”, afirmou Camila Fama, prata na etapa de portuguesa do Circuito Mundial, disputada em Chaves. Kamila Barbosa foi bronze na mesma etapa.
A delegação brasileira será formada pelos seguintes atletas no feminino: Kamila Barbosa, Fernanda Peres e Susana Santos até 50kg; Camila Fama e Ana França até 60kg; Nikeli Oliveira, Dailane Reis e Brenda Aguiar até 70kg; Aline Silva acima de 70kg. Já entre os homens, os lutadores brasileiros são: João Victor Santos até 70kg; Angelo Moreira e Joilson Júnior até 80kg; André Pinto, Pedro Rocha e Wanderson Lima até 90kg; Guilherme Evangelista, Christopher Almeida e Davi Albino acima de 90kg.
Confira a agenda da Etapa nacional do Beach Wrestling World Series
Local: Quadra de Areia do Parque Olímpico
Entrada: gratuita
Sexta-feira – 10/5
Eliminatórias masculinas e femininas: 14h às 17h
Sábado – 11/5
Eliminatórias masculinas e femininas: 10h às 12h *
Finais: 14h às 17h
*Horário pode ser alterado
Sobre o Beach Wrestling
O Beach Wrestling ou Luta de Praia é a versão das areias do wrestling olímpico. Os atletas lutam dentro de uma área circular delimitada por uma fita ou corda em solo arenoso. Os rounds são únicos de três minutos e o lutador que assinalar três pontos primeiros vence. Quedas com as costas expostas valem três pontos. Retirar o adversário da área demarcada vale um ponto, mesma pontuação dada à queda sem expor as costas do rival. No Beach Wrestling não há luta no solo.