Logo
COB

Corridas de rua impulsionam o Brasil em busca de se tornar uma Nação Esportiva

Popularização das provas, incluindo ações do COB, reforçam desejo dos brasileiros por mais saúde, inclusão e engajamento esportivo

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de set, 2025 às 16:10 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Jonne Roriz/COB

Jonne Roriz/COB

O Brasil é o quinto país com maior número de sedentários no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população adulta não cumpre os requisitos mínimos semanais de atividade física. Em contrapartida, considerando o potencial brasileiro para se tornar uma Nação Esportiva, o país tem presenciado nos últimos anos uma nova tendência que colabora para reduzir estes índices: as corridas de rua.

Com eventos organizados semanalmente por todo o país, as corridas têm atraído milhares de praticantes. Curiosamente, a maioria dos inscritos não participa das competições visando o esporte de desempenho, e sim a saúde e o bem-estar.

“Ao contrário do que muita gente pensava há dez, quinze anos atrás, a corrida de rua não é um modismo, é uma tendência. Principalmente no pós-pandemia, as pessoas vão em busca de qualidade de vida e promoção de saúde”, diz o atleta olímpico Marílson Gomes dos Santos, em palestra na terceira edição da COB Expo.

Bicampeão da Maratona de Nova York (2006 e 2008), tricampeão da Corrida de São Silvestre (2003, 2005 e 2010) e campeão dos Jogos Pan-americanos Guadalajara 2011, Marílson é um dos principais fundistas da história do país e ingressou no esporte assistindo a uma corrida de rua. Inspirando-se em outras personalidades do esporte, trilhou sua trajetória como atleta durante mais de duas décadas. E com uma vantagem, segundo o próprio: sua modalidade não exige muitos recursos financeiros.
Jonne Roriz/COB
“A corrida de rua tem essa capacidade de atrair mais pessoas e a facilidade de que todos podem participar das provas sem maiores custos. Isso sem falar na socialização, que também é muito importante. Se juntarmos todos esses fatores, as corridas passam a ter mais atrativos do que outros esportes. Até porque, para treinar, só depende de você”.

Em 8 de junho de 2025, o Comitê Olímpico do Brasil ingressou nesta tendência das corridas de rua. Realizada no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, a Corrida Time Brasil reuniu mais de três mil participantes, incluindo dezenas de atletas olímpicos. Os inscritos na prova puderam interagir com seus ídolos desde a retirada do kit até a linha de chegada.

O sucesso do evento foi tamanho que a Corrida Time Brasil passa a fazer parte do calendário anual de ações do COB até 2028, quando serão realizados os Jogos Olímpicos de Los Angeles.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS