Logo
COB

COB reinaugura Academia Olímpica Brasileira na COB Expo 2025

Programa vai impulsionar pesquisas sobre o viés humano do esporte olímpico, Olimpismo e valores olímpicos

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de set, 2025 às 17:02 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

COB reinaugura Academia Olímpica Brasileira na COB Expo 2025 (Gaspar Nóbrega/COB)

COB reinaugura Academia Olímpica Brasileira na COB Expo 2025 (Gaspar Nóbrega/COB)

O Comitê Olímpico do Brasil relançou nesta quarta-feira, 24, a Academia Olímpica Brasileira, iniciativa responsável por incentivar projetos de estudos sobre o Olimpismo. A cerimônia de reapresentação ocorreu durante a COB Expo 2025, com a presença de membros da Assembleia do COB, representantes da comunidade acadêmica e do público em geral.

Na ocasião, foram detalhados a estrutura e o papel da Academia, além de debatida a relevância de uma Academia Olímpica Nacional e os principais pontos de seu regimento e funcionamento. O projeto surge como espaço de apoio e estímulo à pesquisa em temas como Pierre de Coubertin, educação olímpica, valores olímpicos, Olimpismo e áreas relacionadas.

No Brasil, já existem alguns núcleos de estudos olímpicos, mas a iniciativa do COB nesse campo tem como meta a formação de jovens e novos pesquisadores.

“Nesse programa o objetivo é a pesquisa sobre os Jogos Olímpicos e o Movimento Olímpico, sobre o lado humanístico desse fenômeno, o Movimento Olímpico e os Jogos Olímpicos. Por isso, é importante ressaltar que não estamos focando em alto rendimento, gestão e desenvolvimento esportivo, que são questões que o Instituto Olímpico Brasileiro já aborda”, afirma Carolina Araújo, Gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

Algumas Academias Olímpicas Nacionais têm estrutura totalmente independente, enquanto outras integram os Comitês Olímpicos de seus países — como é o caso da Academia Olímpica Brasileira, que funcionará dentro da área de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

O projeto contará com uma comissão acadêmica formada por cinco integrantes de centros de estudos olímpicos de universidades brasileiras vinculadas ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

“O papel da Comissão Acadêmica vai ser fundamental para trazer propostas que serão avaliadas por nós. Eles representam esse universo tão grande de estudiosos, de acadêmicos que buscaram esse conhecimento. Agradeço imensamente à eles por formarem essa comunidade em colaboração com o COB e por estarem se juntando a esse desafio da Academia Olímpica”, declara Manoela Penna, Diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB.

Este é apenas o primeiro passo para a Academia, que também poderá promover iniciativas no meio acadêmico, não apenas de chamamento, mas igualmente com encontros de maior porte para estimular o retorno da comunidade científica.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS