Logo
COB

Paulo Schmitt representa o COB em seminário do COI sobre manipulação de resultados

Consultor de Integridade apresentou as ações da entidade para prevenir e educar sobre o assunto

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de mai, 2023 às 14:34 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Na última quinta-feira, dia 27, o advogado Paulo Schmitt representou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) no seminário promovido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) para debater a manipulação de resultados no esporte. Consultor de Integridade e Coordenador da Divisão de Prevenção à Manipulação de Competições do COB, Paulo Schmitt apresentou as ações da entidade na seção de melhores práticas contra esse assunto que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo esportivo.

Além do Brasil, outros três países, Alemanha, Portugal e Sri Lanka, apresentaram suas iniciativas de melhores práticas no painel “Como aumentar o conhecimento entre suas delegações antes de eventos multiesportivos”.  Paulo Schmitt enfatizou que a integridade no esporte é um dos temas prioritários na gestão do Presidente Paulo Wanderley no COB. 

“Temos muitas ações que conseguimos aprovar e implementar sob a orientação do COI, como uma política e um código para prevenir e combater manipulação de competições. Além disso, temos a incorporação de manipulação de resultados no Canal de Ética do COB. Ainda promovemos muitas ações educativas e estruturamos e nomeamos uma comissão de defesa do Fair Play. O próximo passo é definir atletas embaixadores e a negociação para cooperação com órgãos de inteligência e monitoramento de partidas”, relatou Paulo Schmitt, que também destacou a realização de palestras promovidas pelo COB em suas missões esportivas para atletas brasileiros sobre o tema. 

Em sua apresentação, Schmitt também reforçou a importância dos cursos educativos do Instituto Olímpico Brasileiro e tradução de publicações e campanhas internacionais para o português para divulgação entre a comunidade esportiva nacional. Uma das novidades apresentadas foi a ferramenta de inteligência artificial do COB, criada incialmente para a área de Educação e Prevenção ao Doping, mas que também será incorporada ao tema da Manipulação de Resultados.

“O conhecimento é a nossa proteção. A integridade é um fator de sobrevivência no esporte”, concluiu Schmitt. 

Realizado de forma online pelo COI, o seminário foi promovido em virtude da proximidade da realização de grandes eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos de Paris, mas também de seus torneios qualificatórios. Entre os principais objetivos educar os países em relação à prevenção da manipulação esportiva; fazer bom uso das ferramentas disponibilizadas pelo COI aos stakeholders olímpicos; compartilhar boas práticas dos Comitês Olímpicos Nacional e disseminar informações 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS