Com Ana Marcela, time de águas abertas chega a Encarnación para os Jogos Sul-americanos
Quatro brasileiros formam a equipe que estreia nesta terça-feira, 11, e vai encerrar disputas na subsede

Os Jogos Sul-americanos Assunção 2022 entram em sua reta final e na noite deste sábado, 8, os atletas de águas abertas, que vão competir em provas de 10km, chegaram à cidade de Encarnación. Sem descanso, os últimos brasileiros a competirem na subsede realizaram o primeiro treino na piscina.
Quatro atletas representam o país na modalidade, com destaque para a campeã olímpica e mundial Ana Marcela Cunha. Viviane Jungblut, Bruce Hanson e Luiz Felipe Loureiro completam o time. A equipe é comandada pelos técnicos Fernando Possenti e Christiano Klaiser.
“Principalmente para nós que temos essa sensibilidade com a água é importante ter esse primeiro contato para fazer com que os fluidos circulem mais. Naturalmente inchamos bastante durante a viagem, então é importante conseguir fazer essa ativação em um treino com pouca intensidade, como foi o de hoje. Aqui temos a vantagem de ter o mesmo fuso do Brasil, por isso não precisou mexer em muita coisa”, disse Ana Marcela.
A disputa de águas abertas em Assunção é classificatória para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Em disputa estão duas vagas para os atletas que estiverem no top 7, exceto o Chile, que já está classificado por ser o país-sede a competição.
"Temos o grande objetivo que são essas vagas no Pan, então temos que ficar entre os sete para garantir as duas vagas para o Brasil. O foco é esse, mas a gente tem sempre que querer algo a mais e buscamos, claro, fechar a participação do Brasil em Encarnación com medalhas”, concluiu o nadador Bruce Hanson.