Carregando...
COB

COB inicia curso de excelência para treinadores de taekwondo

CEAR terá duração de cinco meses e reunirá os 15 profissionais que trabalham com atletas com alto potencial de medalhas

COB inicia curso de excelência para treinadores de taekwondo

O Comitê Olímpico do Brasil (COB), através de sua área de Educação, o Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), lançou, na terça-feira, dia 13, mais uma edição do Curso de Excelência (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Desta vez, a modalidade escolhida, através de uma avaliação estratégica realizada pela área de Esportes do COB, foi o taekwondo. O CEAR Excelência é destinado a treinadoras e treinadores das equipes nacionais que trabalham com atletas com alto potencial de medalhas no atual ciclo olímpico e que necessitam aprimorar pontos específicos do treinamento da modalidade. Assim, foram indicados pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD) para formar a turma, 15 profissionais (10 alunos e 5 ouvintes) envolvidos com os principais atletas do país. 

“Temos aqui treinadores e treinadoras vencedores de uma modalidade que tem conquistas olímpicas e muitas medalhas em campeonatos mundiais. Estamos a menos de dois anos dos Jogos Olímpicos de Paris e acreditamos que são os pequenos detalhes que podem fazer a diferença nesse ciclo. Um ciclo diferente, mais curto, por isso acreditamos que o diferencial de um curso como esse é exatamente poder contribuir naqueles pequenos detalhes na preparação desses atletas. Que a gente possa terminar esse curso e ao final podermos comemorar também as conquistas das medalhas olímpicas por essa modalidade tão vencedora que vem conquistando grandes resultados. Tenho certeza de que essa oportunidade criada pelo IOB irá contribuir para que o taekwondo possa se fortalecer ainda mais”, afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento do COB. 

+ O COB está no Telegram! Clique aqui e se inscreva! Telegram Web

+ Canal Olímpico do Brasil: acompanhe as transmissões ao vivo e confira o conteúdo especial 

Entre os alunos do curso estão Clayton dos Santos e Reginaldo dos Santos, que já treinaram o medalhista olímpico Maicon de Andrade, e atualmente treinam os atletas Ícaro Miguel, Caroline Santos  (medalhistas no mundial de 2019) e Sandy Macedo (campeã dos Jogos da Juventude em Cáli) ; além de Diego Guimarães Ribeiro, que foi treinador da atleta olímpica e medalhista mundial Íris Tang Sing,  e atualmente é treinador da Milena Titoneli - bronze no último mundial em 2022- e da medalhista em Grand Prix, Gabriele Siqueira.

Presente ao lançamento do curso, realizado de forma online, o presidente da CBTKD, Alberto Cavalcante Maciel Junior, reforçou a importância da iniciativa para a capacitação dos trinadores da modalidade e na busca por melhores resultados.

“É uma grande felicidade para toda nossa comunidade ver o COB contemplar o taekwondo nessa etapa de treinamentos. Hoje aqui nós temos uma grande oportunidade, no meio de tantas pessoas com conhecimento que estão dispostos a compartilhar. E vocês treinadores que estão aí visando o seu melhor conhecimento, a busca da excelência do seu trabalho, aproveitem! Não tenho nem palavras para agradecer ao presidente Paulo Wanderley, uma pessoa que nos acolheu, que acolhe todas as modalidades, mas entender que o taekwondo é uma modalidade que vinha lutando para ter seu reconhecimento nacional e internacional. Desejo a todos muito comprometimento na busca da sabedoria, e na busca da capacitação, de entender o que essas pessoas vão passar para vocês. Nosso taekwondo já está na mão de vocês para que todos possam ter o entendimento e acima de tudo o entendimento da responsabilidade e compromisso que tem em buscar os resultados para o nosso esporte”, declarou o presidente da CBTKD, Alberto Maciel Junior. 

O curso terá duração de cinco meses, com aulas presenciais – nas quais os alunos terão duas experiências com treinadores mundiais renomados na modalidade – e aulas de módulos preparatórios, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do IOB, com disciplinas fundamentais na formação do treinador. 

Para desenvolver o conteúdo do programa, foi realizada uma pesquisa diagnóstica com os alunos, com o objetivo de identificar as principais lacunas que precisam ser ajustadas ainda neste Ciclo de Paris 2024. De posse do resultado, e através de várias reuniões com especialistas, com a Confederação e a Área de Esportes do COB, o programa foi fechado.

A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) é uma iniciativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) por meio da sua área de educação — Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), que tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.

Outras notícias + Lista completa