Logo
Santiago 2023

Brasil supera Cuba e vai à semifinal do polo aquático masculino e feminino no Pan de Santiago

Bruno Chiappini tem sobrenome de craque e é um dos destaques da seleção masculina na capital chilena

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de nov, 2023 às 14:32 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

O Brasil está nas semifinais do polo aquático dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Após duas vitórias sobre Cuba, nesta quinta-feira, dia 2, as seleções masculina e feminina garantiram a vaga entre os quatro melhores do torneio e o direito de disputar uma medalha. No feminino, vitória brasileira por 12 a 10, em jogo disputado. Pelo masculino, a partida trouxe menos dificuldade e o placar de 16 a 6.

Pelas semifinais, nesta sexta-feira, 3, a seleção feminina enfrenta o Canadá, às 12h30. E os canadenses também serão os prováveis adversários da seleção masculina, às 18h, já que disputam vaga na semifinal com o México ainda nesta quinta.

O polo masculino vem de uma sequência de medalhas nos Jogos Pan-americanos: o bronze em Guadalajara 2011, a prata em Toronto 2015 e o bronze em Lima 2019. 

Para manter a sequência, o Brasil conta com um atacante com sobrenome reconhecido na modalidade. Bruno Chiappini, de 22 anos, é irmão de Izabella. Em 2015, Izabella Chiappini foi eleita a segunda melhor jogadora do mundo pela mais importante revista americana da modalidade, a Water Polo World. Izabella disputou os Jogos Olímpicos Rio 2016 como grande estrela da seleção brasileira. 

O pai de Bruno, Roberto Chiappini, também foi atleta da seleção e faz parte da comissão técnica do Brasil em Santiago. Como se não bastasse, a mãe também foi atleta de polo.

“Desde sempre o polo está na minha vida. Quando eu estava na barriga da minha mãe ela jogava polo”, disse Bruno, de 22 anos, um dos destaques da campanha brasileira e da partida contra Cuba. “Começamos bem desde o início e controlamos o jogo para evitar faltas e suspensões para o próximo. O primeiro degrau, que eram as quartas-de-final, nós passamos. Agora é focar na semifinal, que deve ser com o Canadá, uma equipe muito forte, mas vamos com tudo. Nós queremos o topo”, completou o atleta.

Pelo torneio feminino, a seleção brasileira derrotou Cuba em um jogo muito disputado, por 12 a 10, garantindo a vaga para a semifinal contra o Canadá, nesta sexta-feira, dia 3.

Mesmo com uma equipe jovem e renovada, o Brasil vem fazendo uma grande campanha nos Jogos. Pela primeira fase, a seleção bateu Porto Rico e Chile, sendo derrotada apenas pelos Estados Unidos. 

No período que antecedeu os Jogos, as atletas se reuniram para treinamentos no Brasil e depois por mais 20 dias na Espanha. Como o objetivo inicial de disputar uma medalha já foi alcançado, agora as mulheres querem mais.

“Não temos porque não pensar que somos capazes de vencer o Canadá e disputar a medalha de ouro. Já estamos surpreendendo nos Jogos Pan-americanos e tenho certeza de que vamos surpreender ainda mais. Vamos pra cima”, disse Samantha Rezende, atleta mais experiente da seleção, com apenas 25 anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS