Presidente Marco La Porta e Diretor-Geral Emanuel Rego acompanham lançamento da Universidade Federal do Esporte em Brasília
Evento no Palácio do Planalto com Presidente Lula marcou oo lançamento da iniciativa. Projeto agora segue para a Câmara dos Deputados

O Presidente Marco La Porta e o Diretor-Geral do Comitê Olímpico do Brasil, Emanuel Rego, estiveram nesta quinta-feira no Palácio do Planalto para o lançamento da Universidade Federal do Esporte, em evento que contou com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o Ministro do Esporte, André Fufuca, o Ministro da Educação, Camilo Santana, além da presença de parlamentares como a senadora Leila Barros e o deputado federal Orlando Silva, entre outras autoridades.
"Não podemos permitir que o esporte sobreviva do milagre de cada um individualmente. Nosso objetivo é dar condições científicas, técnicas, para aperfeiçoar. Queremos uma universidade ampla para formar e qualificar profissionais", revelou o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
"A criação de uma Universidade Federal do Esporte é motivo de muita alegria para todos nós. Confirma que o esporte é um setor importante da nossa sociedade. O Comitê Olímpico do Brasil se coloca desde já à disposição para debates que possam contribuir para a construção de uma Universidade do Esporte forte e bem estruturada para nos auxiliar na construção da Nação Esportiva que todos queremos", afirmou o presidente Marco La Porta.
A Universidade Federal do Esporte é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério do Esporte. O objetivo é fortalecer a formação acadêmica e profissional na área e fomentar o esporte de alto rendimento no Brasil. A instituição oferecerá cursos de graduação, programas de pós-graduação, cursos tecnológicos e modalidades semipresenciais.
Entre os cursos originalmente pensados para fazer parte da grade estão Educação Física, Ciência do Esporte, Gestão de Esporte e Lazer Comunitário, Medicina Esportiva e Reabilitação, Gestão e Marketing Esportivo e Nutrição Esportiva, entre outros.
Já Emanuel Rego destacou que o COB está pronto para trabalhar em conjunto com o Governo Federal na Universidade do Esporte. "O projeto agora segue para o Congresso e vamos nos articular, com os demais atores do ecossistema esportivo do Brasil, para construir a melhor Universidade Federal do Esporte que o Brasil pode ter", explicou.












