Neoenergia renova parceria com o COB até 2028 e reforça compromisso com o esporte olímpico, a inclusão feminina e a sustentabilidade
Parceria vai evitar a emissão de mais de 360 toneladas de gás carbônico no CT Time Brasil em três anos e prevê ações para fomentar o esporte olímpico no país

Neoenergia renova parceria com COB com foco no esporte feminino e na sustentabilidade
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou a renovação da parceria com a Neoenergia até 2028. Depois de mais de um ano de uma união bem-sucedida, as duas instituições seguem determinadas a ampliar ainda mais o alcance do esporte olímpico no país, com foco especial na inclusão feminina e na sustentabilidade. O anúncio foi realizado nesta quarta-feira (24), durante a COB Expo 2025, em São Paulo.
Com o objetivo de promover maior conexão com o esporte olímpico neste novo ciclo, ampliando a participação feminina, serão realizadas diversas ações no Brasil, especialmente nas áreas de concessão das cinco distribuidoras da Neoenergia, que atendem a 17 milhões de clientes no Distrito Federal, Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco e em parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul, alcançando cerca de 40 milhões de pessoas.
Outra novidade é a ampliação do fornecimento de energia 100% renovável para o Centro de Treinamento Time Brasil, no Rio de Janeiro, iniciado em março deste ano. O contrato, agora estendido até 2028, permitirá reduzir em mais de 360 toneladas as emissões de CO₂ no período, o equivalente a 7.768 viagens aéreas entre Rio de Janeiro e São Paulo. Com essa iniciativa, o COB poderá zerar as emissões relacionadas ao escopo 2, que trata especificamente do consumo de energia elétrica, além de gerar uma economia de cerca de R$4,5 milhões nos gastos de energia do CT nos próximos três anos.
“A renovação desta parceria com a Neoenergia é estratégica e extremamente relevante. Acreditamos que o caminho para a criação de uma nação esportiva tem que passar, obrigatoriamente, por ações sustentáveis como as que a Neoenergia tem promovido conosco. O COB, ao adotar a energia 100% renovável em nosso Centro de Treinamento e ao buscar a neutralização de nossas emissões, dá um passo decisivo não apenas na excelência esportiva, mas também no compromisso com o futuro do planeta. Sustentabilidade e alto rendimento caminham lado a lado”, destacou Marco La Porta, presidente do COB.
“Nossa parceria com o COB reforça dois compromissos fundamentais da Neoenergia: a igualdade de oportunidades, que fortalece o papel da mulher dentro e fora do esporte; e a sustentabilidade, que nos permite acelerar a transição energética com soluções inovadoras. Seguimos adiante nesta parceria alinhando essas duas agendas ao propósito de difusão do esporte olímpico para torná-lo cada vez mais inclusivo, sustentável e próximo das pessoas em todas as regiões, principalmente, onde estamos presentes”, afirmou Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia.
Liderança no apoio ao esporte feminino
A renovação do patrocínio reforça a posição da Neoenergia como a companhia do setor de energia que mais apoia o esporte feminino no Brasil, segundo pesquisa da RepTrak. Iniciada em julho de 2024, a parceria estratégica entre o COB e a Neoenergia já tem gerado resultados importantes. Desde março, a companhia fornece energia 100% renovável para o CT Time Brasil, por meio do mercado livre. Só em 2025, a estimativa é de redução de cerca de 100 toneladas de CO₂, o equivalente a 2.146 viagens aéreas entre Rio de Janeiro e São Paulo. A iniciativa também representa uma economia de aproximadamente R$1,4 milhão em energia até o fim do próximo ano.
Patrocínio inédito aos Jogos da Juventude em Brasília
Neste ano, pela primeira vez, a Neoenergia patrocinou os Jogos da Juventude CAIXA 2025, realizados em Brasília. O evento bateu recorde de participação, reunindo cerca de 4.700 jovens de 20 modalidades esportivas, a maioria mulheres. Na capital federal, a Neoenergia atende cerca de 1,1 milhão de clientes por meio da distribuidora Neoenergia Brasília.
“O COB celebra a continuidade desta união com a Neoenergia, que se consolidou como um exemplo de parceria estratégica no esporte olímpico brasileiro. O crescimento do esporte no Brasil depende de empresas que compartilham a visão de que a igualdade de oportunidades impulsiona talentos e as ações de sustentabilidade transformam a sociedade. Juntos, vamos continuar a quebrar barreiras e a impulsionar a presença feminina nos pódios e fora deles, em todo o país”, explicou Manoela Penna, diretora de Comunicação e Marketing do COB.
“Acreditamos que os valores olímpicos, como superação, disciplina e união, estão profundamente conectados aos valores da Neoenergia. Por isso, reforçamos nosso compromisso de ir além da energia e deixar uma marca positiva na sociedade por meio do esporte. O nosso apoio é estratégico: queremos ampliar a presença do esporte feminino no Brasil, conectando milhões de brasileiros a histórias de inspiração e inclusão. Esse pilar faz parte da nossa forma de contribuir para um futuro mais justo, sustentável e diverso”, afirmou Lorenzo Perales, Diretor de Marketing da Neoenergia.
O executivo lembra ainda que a empresa fomenta o esporte feminino por meio do Time Neoenergia, que reúne oito atletas de diferentes modalidades: Bia Souza (judô), Ana Marcela (águas abertas), Antonia Silva (futebol), Rayane Soares (atletismo paralímpico), Ana Vitória Magalhães, a Tota (ciclismo), Bruna Kajiya (kitesurfe), Mirelle Leite (atletismo) e Celine Bispo (natação).
COB e o esporte feminino
Desde 2021, o COB fomenta o desenvolvimento do esporte feminino por meio da área Mulher no Esporte, responsável por coordenar as iniciativas de equidade de gênero dentro da entidade. Em 2022, a Comissão Mulher no Esporte foi instituída para recomendar políticas que promovam maior participação feminina nas competições.
O Comitê também mantém o Programa de Desenvolvimento do Esporte Feminino (PDEF), que apoia projetos de capacitação, fomento e conscientização, reforçando o compromisso com a equidade de gênero no esporte olímpico brasileiro.