Logo
COB

Lenda olímpica, Carl Lewis brilha no primeiro dia de COB Expo ao contar histórias inspiradoras e interagir com atletas brasileiros

Ícone do esporte mundial compartilha segredos de sua carreira, tira fotos com medalhistas brasileiros e destaca importância do esporte para unir pessoas

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de set, 2025 às 20:21 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Gaspar Nóbrega/COB

A terceira edição da COB Expo foi aberta oficialmente no final da tarde desta quarta, 24, em São Paulo, com a presença de uma das grandes lendas do esporte mundial. Dono de dez medalhas olímpicas no atletismo, sendo nove ouros e uma prata, o norte-americano Carl Lewis compartilhou grandes momentos de sua história com centenas de espectadores e revelou alguns dos segredos para se atingir a excelência.

“O meu foco sempre foi no que eu podia controlar. Quando eu ia correr os 100 metros rasos, por exemplo, não dizia que esperava ganhar a medalha olímpica. Porque isso eu não controlo. Então, o que eu fazia com o meu treinador era: “se todos aqui vão correr os 100m em 10s1 ou 10s0, eu tenho que correr em 9s9 para ganhar”. De dez medalhas olímpicas, isso deu certo em nove”, revelou o tetracampeão olímpico do salto em distância, entre Los Angeles 1984 e Atlanta 1996.

Eleito Atleta do Século XX pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), Carl Lewis conversou com o público por cerca de duas horas e deu um show à parte. Além de bom humor e simpatia, a lenda norte-americana esbanjou respeito com os atletas brasileiros, convidando-os a subirem ao palco para uma foto. Os medalhistas olímpicos Maurren Maggi e André Domingos fizeram questão de reverenciar o ídolo, com o último ressaltando que se tornou velocista por causa de Lewis.

A grande estrela do primeiro dia de COB Expo também não abriu mão de elogiar o evento. Para Lewis, a realização de feiras esportivas são fundamentais para unir as pessoas.

“Estamos em um momento no mundo em que precisamos de uma boa diplomacia, e o esporte sempre junta as pessoas. A cada edição dos Jogos Olímpicos, vemos pessoas falando que uma cidade-sede não está pronta, outras protestando, mas, quando o evento começa, todo mundo ama. Quando os Jogos acabam, todos estão felizes. Os Jogos Olímpicos sobrevivem a tudo”.

Carl Lewis é sinônimo de excelência e, ao longo de sua trajetória olímpica, conquistou quatro medalhas de ouro em Los Angeles 1984 (100m, 200m, 4x100m e salto em distância); dois ouros e uma prata em Seul 1988 (campeão nos 100m e no salto em distância e vice nos 200m); dois ouros em Barcelona 1992 (4x100m e salto em distância) e um ouro em Atlanta 1996 (salto em distância).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS