Grandes vozes do esporte brasileiro compartilham histórias da narração olímpica na COB Expo 2025
Everaldo Marques, Milton Leite, Natália Lara e Álvaro José mostram como transformam cada disputa em emoção e aproximam o público dos Jogos

Foto: Gaspar Nóbrega/COB
Em um dos momentos mais aguardados da COB Expo 2025, grandes nomes da narração esportiva brasileira se reuniram para contar suas histórias e transmitir os seus olhares sobre os Jogos Olímpicos. Enquanto os atletas estão competindo em gramados, piscinas, quadras e tatames, os locutores são os responsáveis por eternizar estes momentos.
O painel "Narrativas que Inspiram" teve Mylena Ceribelli como mediadora e reuniu Everaldo Marques (Globo), Milton Leite (X-Sports), Natália Lara (Globo) e Álvaro José (Band), todos com experiência olímpica, sendo que, no caso deste último, são impressionantes 12 Jogos Olímpicos in loco. Tamanha longevidade pode ser explicada não apenas pela imersão esportiva, e sim pelo conhecimento geral que possui.
“Sou formado em história, não em jornalismo. Meu pai sempre que me cobrava conhecimento e isso é uma diferença para mim. Faço aberturas olímpicas desde 1992 e sei quase tudo daqueles países que vão desfilar, não só em relação ao esporte, mas também com relação à geopolítica”, contou Álvaro.
Em um país apaixonado por futebol e que, para muitos, tem uma “monocultura esportiva”, narrar esportes olímpicos se torna um desafio ainda maior, principalmente no que diz respeito a capturar a atenção dos telespectadores.
“O segredo de narrar esporte olímpico está em explicar como é a modalidade e ter o máximo de cuidado para que a transmissão seja agradável tanto para quem já gosta e conhece esporte como para quem está chegando agora. Este é um desafio que nós temos", contou Everaldo Marques.
O próximo compromisso olímpico destes narradores será no início do ano que vem. Entre os dias 6 e 22 de fevereiro, eles estarão acompanhando e contando as histórias dos atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos de Inverno Milano-Cortina 2026.