Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro fortalece representatividade e debate temas essenciais para o esporte nacional
Com o tema "Fundamentos das Comissões", evento promovido pela Comissão de Atletas do COB nos dias 17 e 18 de maio, no Rio de Janeiro, reúne representantes de todo o país para abordar temas como políticas públicas, Lei Geral do Esporte, saúde mental, combate ao assédio e estrutura institucional das comissões

Fórum CACOB 2024. Créditos: Rafael Bello/ COB
Nos dias 17 e 18 de maio de 2025, o Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, será palco do IV Fórum das Comissões de Atletas do Movimento Olímpico Brasileiro. Com o tema “Fundamentos das Comissões”, o encontro busca fortalecer a atuação das comissões de atletas das Confederações Olímpicas, promovendo troca de experiências, acesso à informação e alinhamento estratégico com as diretrizes do esporte olímpico nacional.
Promovido pela Comissão de Atletas do COB (CACOB), o evento reunirá cerca de 90 representantes dos atletas e contará com uma programação diversificada. Serão dois dias de palestras, mesas-redondas e apresentações institucionais, com foco em temas como políticas públicas, governança, saúde mental, compliance, esporte seguro e a nova Lei Geral do Esporte.
“O fórum é sempre um excelente momento de integração e de aprendizado. Achamos importante falar dos fundamentos básicos neste momento em que novas comissões foram eleitas recentemente. Fornecer a base desse conhecimento vai auxiliar os membros a estruturarem suas comissões de atletas”, disse Fernanda Nunes, Presidente da CACOB. "Nosso objetivo principal sempre é difundir informação e trocar experiências, ajudando assim no desenvolvimento e no fortalecimento das comissões de atletas, inclusive a CACOB".
“O tema ‘Fundamentos das Comissões’ vem de uma necessidade que a gente identificou de fortalecer o papel da comissão verdadeiramente, né?”, afirmou Rafael Silva ‘Baby’, medalhista olímpico no judô e vice-presidente da CACOB. “Cada palestrante, cada pessoa que a gente convidou para participar do fórum, foi com o intuito de fortalecer esses pilares que a gente considera fundamento de uma comissão de atletas”.
Entre os destaques da programação, está uma apresentação da própria CACOB, que vai explicar como a Comissão está organizada, suas normas internas, processos decisórios e formas de atuação junto ao COB. O objetivo é orientar e inspirar outras comissões de atletas em sua estruturação e atuação institucional.
Outro ponto alto será a palestra de Diogo Silva, ex-atleta olímpico de taekwondo e ex-integrante da CACOB, que abordará as Políticas Públicas para o Esporte em vigor no Brasil, indicando caminhos para que as comissões possam acessar e usufruir desses recursos.
A mesa-redonda sobre a Lei Geral do Esporte promete provocar discussões relevantes sobre a aplicação prática da nova legislação, suas implicações para os atletas e como as comissões podem utilizá-la para ampliar sua atuação e garantir direitos.
Além disso, três áreas estratégicas do COB farão apresentações:
- Diretoria de Esportes, com o consultor Jorge Bichara, explicando como suas ações podem contribuir com as comissões;
- Área de Planejamento e Gestão Esportiva, que vai detalhar iniciativas da área que impactam diretamente os atletas;
- Processo de Aprovação de Contas, apresentando como se dá a prestação de contas do ano fiscal anterior.
Temas sensíveis e prioritários também serão contemplados, como o Programa Esporte Seguro, com foco na prevenção e enfrentamento do assédio e abuso no ambiente esportivo, e a Educação Antidoping, que trará um guia prático sobre os principais desafios enfrentados pelos atletas, como o uso de suplementos e a responsabilidade estrita.
Encerrando a programação, a psicóloga do esporte Marisa Markunas trará dados e reflexões sobre a Saúde Mental do Atleta, com ênfase em estratégias multidisciplinares de apoio no ambiente de treinamentos e competições.
Baby ressaltou ainda a importância da troca entre os representantes: “Cada esporte tem suas particularidades e demandas, então ao transmitir essa missão e esses pilares, a gente acredita que pode colaborar para o fortalecimento do sistema como um todo. E para nós, da CACOB, também é um aprendizado estar em contato direto com esses especialistas”.