Fernando Reis mira tricampeonato e manutenção da hegemonia continental nos Jogos Pan-americanos Lima 2019
Competições do levantamento de pesos começam neste sábado, dia 27, na capital peruana

O levantamento de pesos do Brasil chega aos Jogos Pan-americanos de Lima liderado por Fernando Reis Saraiva. Maior atleta brasileiro da modalidade em todos os tempos, o paulista de 29 anos busca o tricampeonato da competição para manter o seu domínio no continente e, mais do que isso, quebrar suas próprias marcas pessoais para chegar à tão sonhada medalha em Tóquio 2020.
Fernando sabe que é um dos favoritos ao ouro em Lima e procura fazer do fato uma motivação para ratificar a posição conquistada. “É uma responsabilidade positiva. Os Jogos Pan-americanos são um campeonato muito importante e chegando como campeão, quero defender meu título. Me sinto honrado e muito contente em participar de mais uma edição desta competição. A gente veio aqui para ganhar”, afirmou, que também tenta passar ao restante da equipe exemplo como referência na modalidade. “Tudo que eu puder ajudar o grupo com o que eu já passei, procuro estar ajudando. Com certeza tem um peso a mais, uma responsabilidade maior de competir bem e trazer mais uma vez esse título para casa, que eu sei da dimensão”, admitiu.
A evolução de Fernando em Pans chama a atenção. Se na estreia, em 2007, no Rio de Janeiro, aos 17 anos, ficou na última colocação, quatro anos depois, em Guadalajara, foi campeão quebrando todos os recordes. A hegemonia foi mantida em Toronto, no auge da carreira.
A medalha olímpica parece próxima para o brasileiro. Quinto colocado nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Fernando tem na mente o que precisa fazer para chegar ao pódio olímpico. Para ele, pequenos detalhes o separam de uma medalha em Tóquio. “A medalha está tão perto. Tanto a mundial quanto a olímpica. Cada vez estamos galgando mais esse espaço. Falta apenas encaixar o momento, mas tenho certeza que a gente vai pegar. Estamos tentando quebrar os limites do corpo humano e eu tô lidando com isso da melhor maneira possível. Ainda não tive o momento de chegar 100% nessas competições”, reconhece Fernando, que passou recentemente por uma cirurgia no joelho. O halterofilista teve todo o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro tanto na operação, quanto no processo de recuperação.
O levantamento de pesos estreia no Pan neste sábado, dia 27. Além de Fernando, fazem parte da equipe Jaqueline Ferreira, Natasha Figueiredo, Marco Túlio e o albanês naturalizado brasileiro Serafim Veli.
“Esses são os primeiros Jogos Pan-americanos da minha vida de atleta. É uma etapa muito importante antes de Tóquio 2020. A expectativa é muito boa e vou pra buscar a medalha”, projetou Serafim Veli, de 33 anos, que é casado com uma brasileira e está no país desde 2015. “Me sinto muito orgulhoso de representar o Brasil, país que me abriu os braços e me recebeu muito bem. Sempre vou fazer o meu melhor pra representar a bandeira do Brasil”, afirmou Serafim, que teve que sair de seu país de origem aos 11 anos com a família devido a uma guerra civil na década de 90.