Da inspiração na avó à busca por recorde: nadador Matheus Ngome (ES) visa fazer história em sua estreia nos Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu 2026
Gigante de 1,95m e com sonhos olímpicos, o capixaba de 14 anos foi descoberto pela ex-atleta olímpica Daiane Dias e já está na mira de observadores da seleção brasileira de natação
2026.09.30 - Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu - Complexo Costa Cavalcanti - Natação Masculino - 100m Livre - Matheus Machado Ngome (ES) Foto: Alexandre Loureiro/COB. IG:alexandreloureiroimagens / @timebrasil
Quarta geração de uma família de nadadores, o capixaba Matheus Machado Ngome busca faturar medalha em todas as provas que disputará nos Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu 2026, além de quebrar o recorde da competição nos 50m borboleta. O primeiro ouro foi conquistado nos 100m livre na estreia dele na competição. Tamanha confiança vem da inspiração na avó Maria Regina Padilha Machado, símbolo de uma paixão que atravessa gerações e presença constante em competições e treinos diários do neto, inclusive nas madrugadas.
“Minha maior inspiração é a minha avó”, revela Matheus, sem hesitar. “Eu a via nadando quando era pequeno e ela parecia uma aventureira naquele mar profundo. Eu tinha medo do mar, mas ela parecia tão feliz e destemida que eu quis nadar com ela. Fui aos pouquinhos, perdi o medo e não parei mais. Onde quer que eu vá competir, ela vai junto. Ela me acorda às 4h30 da manhã para treinar e é minha maior fã. Essa torcida me motiva todo dia”, orgulha-se Matheus.
Aos 14 anos, o garoto de 1,95 m de altura e sonhos gigantescos não esconde a ambição: “O nível nos Jogos da Juventude é alto para caramba. Mas estou focado em quebrar o recorde nos 50m borboleta. É uma prova dolorosa, mas muito divertida. Um erro fatal na saída ou na respiração custa a prova, mas treinei muito e estou confiante”.

2026.10.30 – Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu – Natação – Local: Complexo Costa Cavalcante – Na foto: O atleta Mateus Machado do Espírito Santo durante as finais – Foto: Carol Coelho/COB @carolcoelho @timebrasil
O que o jovem nadador não sabia antes de chegar na competição era que já estava na mira dos olhares atentos de observadores da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) como parte de um trabalho contínuo da seleção brasileira, já pensando nos ciclos futuros.
Confira aqui todas as fotos dos Jogos da Juventude CAIXA 2026.
“Temos um programa de monitoramento da base, com uma equipe interdisciplinar, que está pensando no ciclo olímpico dos Jogos Olímpicos Brisbane2032. O Matheus surge como uma das promessas, é um garoto de 14 anos, grande. Agora, é conversar com os treinadores dele, saber quais as necessidades para trabalhar com a confederação de natação em parceria com o Comitê Olímpico do Brasil para dar o suporte necessário para o atleta se desenvolver cada vez mais. ”, destaca Filipe Domingues, treinador principal da natação do Time Brasil e observador técnico da CBDA.
Fã assumido de nomes como César Cielo, Michael Phelps e David Popovici, Matheus mira alto: quer integrar a seleção brasileira principal de natação e cravar seu nome no esporte brasileiro. “Meu objetivo é ser o melhor da história. Quero 20, 30 medalhas olímpicas, sonho em quebrar recordes mundiais no livre e ser o melhor do mundo no borboleta. Não quero só ganhar medalhas, quero marcar gerações”, projeta Matheus.
Paixão que chega à quarta geração
A semente da paixão pela natação foi plantada pelo pai de Maria Regina, um general da reserva natural do Amazonas que fez da natação um pilar para toda a família. O marco zero foi dado em Brasília, para onde se mudaram na década de 1970. “Minha mãe era da corrida, mas meu pai era da natação. Quando eu tinha 7 anos, ele colocou os sete filhos dele para fazer a travessia do Lago Paranoá. Todos com a mesma touca. Inclusive uma irmã que tinha paralisia infantil participou. Todos nós terminamos a prova. De lá para cá, nunca mais paramos”, lembra Maria Regina.
A partir daquele mergulho coletivo, o gosto pela água fluiu para as gerações seguintes. Os três filhos de Maria Regina — incluindo Paula Padilha Ramos, mãe de Matheus — herdaram a paixão e dedicação pela natação. Tios e primos também se destacaram em campeonatos nacionais. Já Maria Regina encarou um novo desafio: trocou a rotina da piscina pelas maratonas aquáticas em mar aberto, com travessias de até 15 km.

2026.10.30 – Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu – Natação – Local: Complexo Costa Cavalcante – Na foto: O atleta Mateus Machado Ngome do Espírito Santo durante as finais – Foto: Carol Coelho/COB @carolcoelho @timebrasil
Para a avó, o orgulho de ter transmitido a paixão pelo esporte e ainda poder participar ativamente da vida do neto é extremamente especial. “O Matheus nada porque ama. Ele viu que nós nadamos de coração. Nunca foi obrigado a ir para a piscina. Desde pequeno, ele fala: ‘Vó, tá na hora da natação’. Ele nos devolve todo o sacrifício com muita leveza e satisfação”, comenta Maria Regina.
Pupilo da ex-nadadora olímpica Daiane Dias
Apesar de ter começado no mar e passado pelo triatlo, Mateus passou a colher resultados mais promissores nas raias da piscina. Aos 10 anos, esse talento começou a ser lapidado pela treinadora Daiane Dias, ex-nadadora olímpica e medalhista no Mundial Hangzhou-2018 e dos Jogos Pan-Americanos. “O Matheus sempre gostou muito de competir e é muito focado. A gente via que ele queria muito, e esse desejo já é um grande passo para quem quer chegar longe”, recorda a técnica.
No comando da equipe do Espírito Santo nos Jogos da Juventude, Daiane busca transformar suas experiências em combustível e virar a chave de confiança dos seus atletas: “Eles têm curiosidade, perguntam como é a competição adulta, como é uma Olimpíada e se espelham na gente. Eu sempre falo que é possível, que é só se dedicar. Lógico que é preciso abdicar de muita coisa, mas quando a conquista vem, é uma emoção indescritível”, conta Daiane.

2026.10.30 – Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu – Natação – Local: Complexo Costa Cavalcante – Na foto: A técnica do Espírito Santo e ex-atleta olímpica Daiane Dias durante as finais – Foto: Carol Coelho/COB @carolcoelho @timebrasil
Os Jogos da Juventude CAIXA Foz do Iguaçu 2026 são realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com apoio da Prefeitura de Foz do Iguaçu e do Governo do Paraná; patrocínio de Vale, Neoenergia e Wizard, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte; e têm a Urbia Cataratas como Parceiro Local. O COB conta com a CAIXA e Loterias CAIXA como Patrocinadores Olímpicos Nacionais Master, e com adidas, Vale, Tigre, Vivo, Medley, Neoenergia, Wizard, Dasa, Estácio, Neodent, Mormaii e Max Recovery como Patrocinadores Olímpicos Nacionais.











