COB e Secretaria Municipal de Educação de São Paulo assinam Acordo de Cooperação para implementação do Transforma
Programa será ofertado aos CEUs (Centros Educacionais Unificados), contemplando várias regiões da capital

O Transforma, programa de promoção dos Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil, será implementado na cidade de São Paulo. O Acordo de Cooperação foi assinado nesta terça-feira, 16, entre o Presidente do COB, Paulo Wanderley Teixeira, e o secretário de Educação do município, Fernando Padula Novaes.
O acordo tem duração de 18 meses, podendo ser prorrogado. Neste período o programa será ofertado aos CEUs (Centros Educacionais Unificados), contemplando diversas regiões da capital paulista. As atividades estão previstas para iniciarem em julho de 2023 e deverão alcançar cerca de 1.000 alunos e até 150 professores.
“Acredito que esporte e educação caminham juntos e quando abrimos a possibilidade de mais crianças terem acesso a essas duas importantes ferramentas de inclusão, diminuímos a desigualdade e oportunizamos o crescimento daquela região. Fico feliz em ampliar essas ações do Transforma e fazer com que os Valores Olímpicos cheguem a diversas camadas da sociedade”, disse Paulo Wanderley.
“Os CEUs são uma referência de desenvolvimento para os territórios onde estão localizados, e essa parceria acontece justamente para assegurar um de seus objetivos, que é a garantia do direito dos frequentadores, estudantes e comunidade ao esporte de forma acessível”, afirmou Fernando Padula Novaes.
O diferencial desta parceria é que ao finalizarem o Curso VOV, Valores Olímpicos para a Vida, os professores poderão utilizar o certificado de conclusão para pontuar no programa de evolução funcional, contribuindo para a conquista de aumento salarial.
"Este é um passo muito relevante na caminhada do Transforma: chegar à maior cidade do Brasil por meio da parceria com a SME-SP, uma instituição que dialoga com o esporte de maneira tão sólida. Certamente os CEUs serão o ambiente perfeito para levarmos a temática olímpica para todas as disciplinas escolares e estamos muito entusiasmados para iniciar os trabalhos", finalizou Carolina Araujo, Gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.