Transforma, do COB, expande a capacitação de professores da rede municipal para Taubaté, em São Paulo
Serão capacitados 161 profissionais, 50 do Sistema Educacional de Desenvolvimento Social e 111 monitores da secretaria de Esporte
A partir de hoje, dia 6, o Transforma, programa de Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil (COB), expande sua atuação para a cidade de Taubaté (SP), onde 161 professores educadores passarão pela capacitação oferecida pelo programa. Em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer e a Secretaria de Educação do município, o Transforma vai disponibilizar para a equipe de profissionais da rede municipal de ensino o curso Valores Olímpicos para a Vida (VOV) e para os monitores da Secretaria de Esporte o Curso de Iniciação Esportiva e Valores Olímpicos (CIEVO), mostrando a estreita relação da educação com esporte.
Como funciona a capacitação dos professores na metodologia Transforma
O COB vai oferecer o curso de Valores Olímpicos para a Vida (VOV), destinado a educadores de todas as disciplinas e segmentos a distância, para os participantes desta capacitação.
O VOV apresenta o Movimento Olímpico e seu elo com o processo educacional, além de propor uma relação dos Valores Olímpicos, que são amizade, excelência e respeito com habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - documento do Ministério da Educação que norteia os currículos de todo o sistema de ensino nacional, e também contempla o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos docentes.
Já o CIEVO, para os monitores da Secretaria de Esporte, compartilha o conteúdo de Valores Olímpicos e oferece práticas esportivas diversificadas, lúdicas e prazerosas, planejadas de acordo com as necessidades e potencialidades das crianças.
Para participar, os educadores serão cadastrados na plataforma Transforma, onde terão acesso e todo o suporte necessário ao longo do curso, como esclarecimento de dúvidas sobre conteúdo e suporte técnico.
A parceria também contemplará outras ações presenciais, a serem divulgadas posteriormente.












