Carregando...
Time Brasil

Willian Lima conquista o bronze no retorno das competições oficiais

O judoca revelação das categorias de base venceu quatro, das suas cinco lutas, nesta sexta, e garantiu um pódio para o judô brasileiro no primeiro dia do Grand Slam de Budapeste


Compartilhe
Willian Lima conquista o bronze  no retorno das competições oficiais
Youtube IJF

O brasileiro Willian Lima conquistou, nesta sexta-feira, 23, a medalha de bronze no Grand Slam de Budapeste, na categoria meio-leve masculina (66kg) ao vencer, por dois waza-ari (ippon), o judoca da Mongólia, Erkhembayar Battogtokh. Ele venceu quatro, das cinco lutas do dia, e garantiu 500 pontos que devem melhorar sua 29ª colocação no ranking mundial. O portal Live.ijf.org transmite todas as lutas ao vivo e de forma gratuita. 

Willian é uma das revelações mais recentes das categorias de base do judô brasileiro. Tem apenas 20 anos e é o atual campeão mundial júnior do meio-leve (66kg). Ele já conquistou resultados relevantes na classe sênior, como o bronze no Grand Slam de Brasília, em 2019, e um ouro no Aberto de Bariloche, em janeiro deste ano. Para Budapeste, Willian foi um dos quatro atletas convocados pela gestão das Categorias de Base da CBJ em projeto que contempla atletas em processo de transição do time Júnior para o Sênior.

A estreia de Willian em Budapeste foi com vitória por ippon sobre o israelense Yarin Menagede na primeira rodada. Na segunda, ele superou o Azeri Nijat Shikhalizada, um dos cabeças-de-chave da categoria, por waza-ari e avançou às oitavas. Nesta etapa, o brasileiro venceu o mongol Narmandakh Bayanmunkh imprimindo um ritmo intenso de ataques e forçando três punições ao adversário.

Mantendo o ritmo acelerado durante os confrontos, Willian bateu o peruano Juan Postigos por ippon e chegou à semifinal do Grand Slam.  

Sua penúltima luta foi marcada pelo equilíbrio, com o brasileiro arriscando entradas e imprimindo maior volume de ataques. O russo Abdula Abdulzhalilov, porém, aproveitou um desequilíbrio de Willian para encaixar o contra-golpe e vencer o duelo no quinto minuto do Golden score. Abdulzhalilov foi para a final e venceu o compatriota Yakub Shamilov para ficar com o ouro. 

Já Willian, recuperou-se da derrota na semifinal aplicando dois ataques precisos na disputa pelo bronze, finalizando a luta com ippon e com a medalha garantida. O segundo bronze da categoria foi para Orkhan Safarov, do Azerbaijão. 

Outros quatro brasileiros também lutaram nesta sexta, mas não avançaram em suas chaves. Renan Torres (60kg), Eric Takabatake (60kg), Larissa Pimenta (52kg) e Jéssica Pereira (57kg) ficaram nas primeiras rodadas. Eric e Jéssica chegaram a vencer uma luta, mas não passaram das oitavas-de-final. 

Confira abaixo a programação do final de semana:

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO, 24

6h - Preliminares

10h - Bloco Final (medalhas)

Lutam: Ketleyn Quadros (63kg), Maria Portela (70kg), Eduardo Katsuhiro (73kg), João Pedro Macedo (81kg) e Guilherme Schimidt (81kg). 


DOMINGO, 25

6h - Preliminares

10h - Bloco Final (medalhas)

Lutam: Maria Suelen Altheman (+78kg), Beatriz Souza (+78kg), Rafael Macedo (90kg), Marcelo Gomes (90kg), Rafael Buzacarini (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), Rafael Silva “Baby” (+100kg) e David Moura (+100kg)


Fonte: CBJ
Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais