Carregando...
Jogos Escolares

Voluntários com experiência olímpica colaboram com a organização dos Jogos Escolares da Juventude

Paraense João Augusto Medeiros e gaúcha Clarice Gomes já estão em Blumenau (SC) para ajudar na organização do evento


Compartilhe
Voluntários com experiência olímpica colaboram com a organização dos Jogos Escolares da Juventude
Alexandre Castello Branco/COB

Está chegando a hora! A partir deste sábado, 16, a cidade de Blumenau (SC) vai receber a edição 2019 dos Jogos Escolares da Juventude, e o Comitê Olímpico do Brasil (COB) já está na cidade catarinense encerrando os últimos preparativos para a competição. Um trabalho que não seria possível sem a presença de 120 voluntários, que ajudam na organização do maior evento estudantil do país. Dentre eles, estão dois voluntários que têm no currículo uma experiência olímpica.

Estudante de engenharia de controle e automação, o paraense João Augusto Medeiros, 28 anos, trabalha na secretaria geral dos Jogos Escolares. Morando atualmente em Florianópolis, João correu para fazer a inscrição assim que soube que o evento seria realizado em Santa Catarina. “Os Jogos Escolares de 2013 aconteceram na minha cidade, Belém, mas não consegui trabalhar no evento. Agora estou realizando um sonho”.

Durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, João trabalhou a maior parte do tempo no Parque Olímpico de Deodoro, mas, por ser atleta amador de vôlei, foi destacado para trabalhar dois dias no Maracanãzinho, onde teve um contato maior com seus ídolos.

“Trabalhei em diversos jogos, inclusive do Brasil, e conheci a Sheila, a Jaqueline, o Serginho e o William, além de craques internacionais. São grandes ídolos e pessoas bem simples, o que tornou essa convivência inesquecível”, lembrou o estudante, que passou 45 dias na casa da também voluntária Nina Santos, em Santa Cruz, zona oeste carioca, amiga que conheceu graças ao Movimento Olímpico.

+ REDES SOCIAIS: siga a página dos Jogos Escolares no Instagram

Já a gaúcha Clarice Gomes, 55, mora em Balneário Camboriú há seis meses e iniciou seu trabalho nos Jogos Escolares da Juventude nesta terça-feira. Em 2016, fez a sua estreia como voluntária de um evento esportivo e começou logo com a maior competição do planeta. Nos Jogos Olímpicos do Rio, Clarice trabalhou na gestão operacional da Arena do Futuro, localizada no Parque Olímpico da Barra.

Professora universitária de comunicação e profissionalizante do Senac, ela destacou vários momentos daquele mês inesquecível para o esporte brasileiro. “Mas o que não sai da minha cabeça foi quando ouvi o Hino Nacional pela primeira vez, na estreia da seleção feminina de handebol. Foi de arrepiar. Percebi o quanto é contagiante a energia do esporte”.

INSCRIÇÕES ABERTAS - VOLUNTÁRIOS

As inscrições para trabalhar como voluntário dos Jogos Escolares da Juventude continuam abertas. Os interessados devem comparecer ao setor 3 da Vila Germânica, das 9h às 17h30, e procurar a coordenadora Camila Holanda. Recomenda-se que os voluntários sejam maiores de idade (ainda que não seja uma obrigatoriedade). Além disso, não é exigida a participação em tempo integral (há a opção pelo período matutino ou vespertino).

O voluntário receberá uniforme e alimentação todos os dias e um certificado de participação ao final dos Jogos. Faça como os jovens Raiane Echeli Loppnow, Enzo dos Santos, Gabriel Cabral Serra e Jackson Michelman Gonçalves, venha fazer parte dos Jogos Escolares!

CERIMÔNIA DE ABERTURA

A Cerimônia de Abertura está marcada para este sábado, às 18h, com entrada franca. Até o próximo dia 29, Blumenau receberá cerca de 6 mil estudantes entre 12 e 17 anos para competições de 14 esportes, em um clima de interação, respeito e amizade. Os Jogos Escolares da Juventude reúnem anualmente mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, representando cerca de 40.000 escolas públicas e privadas de quase 4 mil municípios.

Vale lembrar ainda que os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, além de Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Darlan Romani (atletismo), Etiene Medeiros (natação) e Leonardo de Deus (natação). Todos eles representaram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais