Carregando...
Time Brasil

Thiago Braz treina na Missão Europa e começa 2021 pela temporada indoor

O campeão olímpico do salto com vara treina em Rio Maior antes de retornar para a Itália, onde dará sequência às atividades rumo a Tóquio

Thiago Braz treina na Missão Europa e começa 2021 pela temporada indoor
Alexandre Loureiro/COB

O campeão olímpico Thiago Braz, do salto com vara, está em Rio Maior, Portugal, na Missão Europa, parceria do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), dando prosseguimento à preparação de base para a temporada 2021. Thiago viajou acompanhado do treinador Elson Miranda, após um período de descanso no Brasil, seguido da retomada dos treinos em São Paulo.

Thiago Braz vai iniciar o ano olímpico pelas competições indoor e, em princípio, participará do Mundial Indoor de Nanjing, na China, transferido de 2020 pela World Athletics (ex-IAAF), em comum acordo com os organizadores locais, para março de 2021 por causa da pandemia da COVID-19. "A temporada começará pelas competições indoor no salto com vara", disse Elson Miranda.

Em 2020, Thiago fez duas competições indoor em fevereiro e em Rouen, na França, saltou 5,74 m, marca que já seria o índice olímpico (5,71 m) para os Jogos de Tóquio. Thiago ainda participou de seis competições ao ar livre nos meses de agosto e setembro e no tradicional ISTAF Berlim-2020 levou o bronze com 5,82 m, o seu melhor resultado na temporada.

"O Thiago acabou fazendo a temporada regular, saltou na Europa apesar da pandemia da COVID-19. A temporada não foi muito normal, mas ele competiu e ratificou o índice para a Olimpíada", afirmou Elson. "Não há dúvida de que a prova este ano foi elevada a um nível surpreendente no mundo, mas o Thiago fez o índice olímpico", completou Elson, referindo-se a atuação do sueco Armand Duplantis, que quebrou o recorde mundial do salto com vara, com 6,15 m.

Segundo o treinador brasileiro em São Paulo, em função das restrições ainda vigentes nos locais de treinamento por causa da COVID-19, seria difícil para o saltador treinar duas vezes por dia e ainda fazer musculação no mesmo local, sem deslocamentos pela cidade. Em Rio Maior, Thiago tem pista, musculação, alimentação e alojamento próximos e o camping do COB acabou sendo ideal para ele dar continuidade ao trabalho até voltar para Fórmia, na Itália, e retomar a preparação com o ucraniano Vitaly Petrov.


Fonte: CBAT

Outras notícias + Lista completa