Carregando...
Time Brasil

Seleção brasileira de tiro com arco busca vaga olímpica em Mundial na Holanda

Três atletas com participação nos Jogos Rio 2016 estão confirmados na equipe


07/06/2019 11:07:00
Compartilhe
Seleção brasileira de tiro com arco busca vaga olímpica em Mundial na Holanda

A seleção brasileira de tiro com arco já está em Den Bosch, na Holanda, para a disputa do Campeonato Mundial da modalidade, que acontece entre os dias 10 e 16 de junho. A competição é classificatória para os Jogos Olímpicos: as oito melhores equipes de cada gênero garantem vaga em Tóquio 2020.

No feminino, o Brasil será representado por Anne Marcelle, 9° lugar nos Jogos Olímpicos Rio 2016, e as estreantes Ana Clara Machado e Graziela Santos. Já no masculino, o país terá os atletas olímpicos Marcus D’Almeida e Bernardo Oliveira, além de Marcelo da Silva Costa, que integrou o programa Vivência Olímpica na última edição dos Jogos.

“Nosso principal objetivo no Mundial é a classificação da equipe para os Jogos Olímpicos. É um feito ainda inédito para o tiro com arco brasileiro. O (treinador cubano) Jorge Carrasco está conosco desde o final de maio e tenho gostado de trabalhar com ele. É muito dedicado e está nos impulsionando a buscar metas ambiciosas. Acho que vem muita coisa boa pela frente”, conta Bernardo, que já disputou o Mundial de 2015, em Copenhague (Dinamarca).

A preparação da seleção brasileira foi realizada no Centro de Treinamento de Maricá. Dos seis atletas classificados para o Mundial, três são de outros estados e precisaram se deslocar para o Rio de Janeiro durante o período de treinamentos: Bernardo (Distrito Federal), Ana Clara (Minas Gerais) e Graziela (Amazonas). Além disso, parte dos arqueiros disputou um torneio internacional em maio.

“Foi uma boa preparação. A equipe masculina e a Anne Marcelle tiveram a oportunidade de participar de uma etapa da Copa do Mundo, em Antalya, na Turquia. Nós batemos o recorde brasileiro por equipes no round qualificatório: 1.997 pontos, superando em 12 a marca anterior. E vencemos a Geórgia nas eliminatórias com uma atuação muito forte, o que mostra o nosso potencial nesse tipo de disputa”, explica Bernardo.

Veja a lista completa dos arqueiros brasileiros no Mundial da Holanda:

Feminino
- Ana Clara Machado, 19 anos – estreia em Mundiais
- Anne Marcelle, 25 anos – 3ª participação em Mundiais (Antalya 2013 e Copenhague 2015)
- Graziela Santos, 23 anos – estreia em Mundiais

Masculino
- Bernardo Oliveira, 26 anos - 2ª participação em Mundiais (Copenhague 2015)
- Marcelo da Silva Costa, 19 anos - 2ª participação em Mundiais (Cidade do México 2017)
- Marcus Vinicius D’Almeida, 21 anos - 4ª participação em Mundiais (Antalya 2013, Copenhague 2015 e Cidade do México 2017)

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais