Carregando...
Santiago 2023

Santiago 2023 será os Jogos Pan-americanos com mais classificações olímpicas da história

Através de vagas diretas, pontos para ranking ou marcas, evento no Chile terá o número recorde de 33 modalidades classificatórias para Paris 2024

Santiago 2023 será os Jogos Pan-americanos com mais classificações olímpicas da história

Santiago 2023 será uma grande oportunidade para os atletas brasileiros carimbarem o passaporte para Paris 2024. Isso porque a Panam Sports, durante a realização da 60ª Assembleia Geral, no Chile, confirmou que a próxima edição dos Jogos Pan-americanos será a que terá o maior número de vagas para os Jogos Olímpicos na história. Além disso, será o evento, mundialmente, que mais distribuirá classificações para a França.

“Será o evento esportivo que dará mais vagas para os Jogos Olímpicos do mundo, então há muitas razões pelas quais Santiago 2023 marcará um antes e depois para o esporte chileno”, disse Neven Ilic, presidente da Panam Sports.

“Esses Jogos serão um evento histórico, terão o maior número de atletas participantes já vistos com mais de 6.900 e teremos um número recorde de disciplinas classificatórias para os Jogos Olímpicos”.

No total, serão 33 modalidades que distribuíram vagas para a França, oito a mais que Lima 2019, quebrando um recorde histórico: 21 disciplinas concederão classificações diretas e 12 somarão pontos para o ranking mundial ou valerão para a obtenção de marcas classificatórias. O megaevento esportivo reunirá, entre outubro e novembro do próximo ano, 7.000 atletas de 41 países do continente para competir em 39 esportes pan-americanos e 61 modalidades.

A diretora executiva dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos, Gianna Cunazza, ressaltou que "este é um trabalho conjunto com vários atores, Panam Sports, as Confederações Pan-americanas e o Comitê Organizador, e que esse recorde de classificações olímpicas permitirá reunir os atletas mais importantes do continente em diversos esportes", disse.

DISCIPLINAS QUE DISTRIBUIRÃO VAGAS DIRETAS PARA PARIS 2024:

1. Handebol

2. Boxe

3. Breaking

4. Saltos Ornamentais

5. Hipismo Adestramento

6. Hipismo CCE

7. Hipismo Salto

8. Escalada esportiva

9. Ginástica artística

10. Ginástica rítmica

11. Ginástica de trampolim

12. Hóquei sobre grama

13. Nado artístico

14. Pentatlo moderno

15. Polo aquático

16. Surfe

17. Tênis

18. Tênis de mesa

19. Tiro

20. Tiro com arco

21. Vela

 

DISCIPLINAS VÁLIDAS PARA MARCAS OU QUE DÃO PONTOS PARA O RANKING OLÍMPICO

1. Atletismo

2. Badminton

3. Basquete 3×3

4. Ciclismo BMX freestyle

5. Ciclismo BMX Race

6. Ciclismo MTB

7. Ciclismo pista

8. Ciclismo estrada

9. Natação

10. Taekwondo – kyorugi

11. Triathlon

12. Levantamento de peso

Outras notícias + Lista completa