Carregando...
COB

Rogério Sampaio será o Chefe de Missão da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos Paris 2024

Campeão olímpico, diretor-geral do COB vai repetir na capital francesa papel bem-sucedido dos Jogos Pan-americanos de Santiago e terá como subchefes Ney Wilson, Mariana Mello e Joyce Ardies

Rogério Sampaio será o chefe de missão do Time Brasil em Paris 2024. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)


O campeão olímpico e diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, será o Chefe de Missão da delegação nacional nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Ele terá a responsabilidade de liderar o contingente de aproximadamente 300 atletas que o COB levará à capital francesa.

Rogério Sampaio vem de um histórico bem-sucedido como Chefe de Missão. Ele foi o comandante da campanha histórica realizada pelo Time Brasil nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023 - foram 205 medalhas obtidas no Chile, um acréscimo superior a 30 em relação ao recorde anterior, que vinha da edição Lima 2019.

“Além da competência e da boa gestão que marcam a trajetória desde sua chegada ao COB, admiro o Rogério pela capacidade de liderança. Acredito que ele tem total capacidade de comandar a Missão para uma ótima campanha em Paris”, disse o Presidente do COB, Paulo Wanderley.

“Agradeço ao Presidente Paulo Wanderley pela confiança para conduzir o principal projeto do ciclo olímpico. Eu já havia participado do Seminário de Chefia de Missão em Paris, no ano passado, e tenho supervisionado todas as iniciativas em relação aos Jogos. Acredito que isso vai contribuir para reforçar o trabalho que a área de Alto Rendimento já tem feito diariamente”, complementou Rogério Sampaio.

Para assessorá-lo na reta final de preparação e no dia a dia em Paris 2024, foi designada uma equipe extremamente técnica e já envolvida no processo de organização.

Serão três subchefes para a Missão: o diretor de Alto Rendimento, Ney Wilson, a gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo, Mariana Mello, e a gerente de Jogos e Operações Internacionais, Joyce Ardies.

“Ocupar esta posição, além de motivo de grande orgulho, demonstra a preocupação do COB com a continuidade do trabalho que já vinha sendo realizado rumo aos Jogos Olímpicos”, afirmou Ney Wilson, que acompanhou Rogério Sampaio no seminário de Chefia de Missão dos Jogos Paris 2024 no ano passado.

Tanto Mariana Mello quanto Joyce Ardies ocupam funções técnicas e fundamentais para a preparação rumo a Paris 2024. Além disso, ambas têm experiência como Chefes de Missão em eventos anteriores.

Mariana liderou a delegação nos Jogos Mundiais de Praia Doha 2019 e, no dia a dia, é a responsável desenvolver com as confederações o planejamento esportivo dos principais atletas do país e monitorar os desempenhos deles.

“Eu me sinto muito honrada com o convite para ser subchefe da Missão Paris 2024. O desafio é grande, mas temos uma equipe incrivelmente qualificada para obter uma bela campanha em Paris”, acrescentou Mariana Mello.

Joyce exerceu a Chefia de Missão dos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023 e comanda a área responsável por operar toda a logística e serviços para as delegações brasileiras.

“Eu estou à frente do processo de organização para os Jogos Olímpicos de Paris desde 2019, quando fizemos a primeira incursão para encontrar os locais de treinamento e outros serviços para a delegação. Agora vamos para a entrega final e fico muito orgulhosa com o convite e a possibilidade de atuar em uma campanha que, esperamos, seja histórica”, finalizou Joyce.

Além da chefia de missão encabeçada pelos quatro líderes, os integrantes da diretoria do COB também farão parte da delegação e ficarão responsáveis por entregas de suas respectivas áreas.

Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, ajudará na liderança dos serviços multifuncionais que o COB oferecerá em Paris. Luciano Hostins, diretor da área Jurídica, atuará nas questões legais. Isabele Duran auxiliará na coordenação dos trabalhos financeiro e administrativo, áreas que dirige no COB.

Gustavo Herbetta, diretor de Marketing, será o responsável pelo comando da Casa Brasil e apoio aos patrocinadores. E Paulo Conde, diretor de Comunicação, ficará a cargo das operações de atendimento à imprensa e coberturas digital, audiovisual, textual e fotográfica.


Outras notícias + Lista completa