Carregando...
Lima 2019

Raio-x do Time Brasil: saiba números e curiosidades da delegação nacional em Lima 2019

Recorde de Biekarck, caçula da esgrima e 116 medalhas em Mundiais dão o tom da equipe brasileira na capital peruana


Compartilhe
Raio-x do Time Brasil: saiba números e curiosidades da delegação nacional em Lima 2019
Alexandre Loureiro/COB

Uma delegação numerosa, composta por 486 atletas, em busca de classificações olímpicas e de um grande resultado para o país em Lima (Peru). É dessa forma que o Time Brasil encara a sua 18ª participação nos Jogos Pan-americanos. Mas, além disso, o evento será marcado por uma série de marcas expressivas e recordes da equipe brasileira.

Inicialmente, é importante destacar que o Time Brasil terá 250 homens e 236 mulheres, a menor diferença de gênero entre atletas na história da competição. Cláudio Biekarck (vela), em sua décima participação e em busca da décima medalha, será o mais velho da equipe: 68 anos e 2 meses. No outro extremo, a esgrimista Victória Vizeu, de 15 anos e 3 meses, será a caçula da delegação.

Se Biekarck é também o recordista de participações em Pans, Juliana Veloso (saltos ornamentais) se tornará em Lima a mulher brasileira com maior número de aparições: seis. A saltadora comparece aos Jogos desde Winnipeg 1999.

O Brasil terá 11 medalhistas olímpicos em ação (este número ainda pode aumentar, dependendo da convocação do vôlei): Mayra Aguiar e Rafaela Silva, do judô; Martine Grael e Kahena Kunze, da vela; Rosângela Santos e Thiago Braz, do atletismo; Isaquias Queiroz e Erlon Souza, da canoagem velocidade; Arthur Zanetti e Arthur Nory, da ginástica artística; e Maicon Andrade, do taekwondo.  

Além disso, serão 13 medalhistas em Jogos Olímpicos da Juventude: Thiago Braz (atletismo), Elaine Gomes (handebol) e Larissa Araújo (handebol), em Cingapura 2010; Netinho (taekwondo), Flávia Saraiva (ginástica artística), Marcus D’Almeida (tiro com arco), Hugo Calderano (tênis de mesa), Luiz Altamir (natação) e Giovanna Diamante (natação), em Nanquim 2014; e Keno Marley (boxe), Jaqueline Lima (badminton), Ferrnanda de Goeij (natação) e Maria Luiza Pessanha (natação), em Buenos Aires 2018.

Confirmando a força da equipe brasileira em Lima, vale ressaltar ainda que os integrantes do Time Brasil somam 116 medalhas em Campeonatos Mundiais: 46 ouros, 37 pratas e 33 bronzes. São 55 medalhistas, de 19 modalidades. Destaques para Ana Marcela Cunha (maratona aquática), com 12, e Isaquias Queiroz (canoagem velocidade), com 10.

Por fim, merece destaque a forte presença de atletas com passagens pelos Jogos Escolares da Juventude, organizados desde 2005 pelo COB: 59, de 193 possíveis (30%). Entre eles, estão Mayra Aguiar (judô), Paulo André (atletismo), Etiene Medeiros (natação), Haniel Langaro (handebol) e Bárbara Domingos (ginástica rítmica).

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais