Programa de Carreira do COB chega à 10ª edição apoiando mais 15 atletas em fase de transição
PCA já capacitou mais de 150 atletas em sua formação para um novo mercado de trabalho
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) lançou nesta quarta-feira, dia 24, no Rio de Janeiro, a 10ª edição do Programa de Carreira do Atleta (PCA). A nova turma é composta por 15 atletas e ex-atletas de dez modalidades diferentes, que agora buscam novos caminhos para suas carreiras. O PCA é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasil (IOB), área de Educação do COB, com o objetivo de oferecer suporte ao atleta em sua formação global e auxiliar no processo de transição para uma nova carreira. O IOB já formou mais de 20 mil profissionais e mais de 150 atletas já passaram pelo Programa de Carreira do Atleta. Hoje, grande parte deles está recolocada no mercado de trabalho, seja atuando em atividades relacionadas ao esporte ou em outras áreas diversas.
“Para mim, o lançamento de mais uma turma do Programa de Carreira do Atleta é um dos momentos mais significativos dos cursos do IOB. É quando o COB se aproxima dos atletas para que possam ter uma sequência em suas carreiras. Já passei pelo processo de transição de carreira, não é tão simples, e compreendo a complexidade deste momento. É preciso se preparar com antecedência para seguir firme nessa trajetória. Hoje, juntos, avançamos mais um degrau para que possamos realizar em parceria um trabalho grandioso em prol do desenvolvimento e qualificação dos atletas. Sabemos que o sucesso é fruto de muita dedicação, portanto sejam firmes e focados assim como já são nas suas respectivas carreiras de atletas”, afirmou o Diretor-Geral do COB, Rogério Sampaio, campeão olímpico de judô em Barcelona 1992.
O evento de lançamento da 10ª edição do PCA contou com um convidado especial para realizar a palestra de abertura. Medalha de prata nos Jogos Olímpicos Los Angeles 1984 e membro atual do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman falou sobre sua trajetória no esporte passou algumas mensagens aos atletas em transição.
“Quero parabenizar o COB por mais uma ação maravilhosa que vai capacitar tantos atletas a uma nova forma de prosseguimento de suas carreiras. Acompanho e vibro com o PCA desde a sua criação. Sei o quanto é fundamental a formação de cada um para que possamos ter um esporte olímpico brasileiro cada vez melhor. O COB vem há anos promovendo essa formação necessária para que os atletas em transição possam seguir em frente”, destacou Bernard.