Presidente e Diretor-Geral do COB representam o Brasil na Assembleia da ODESUR
Organização reuniu membros de 15 países e anunciou Santa Fé, na Argentina, como sede dos Jogos Sul-americanos 2026.

O Presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley Teixeira, e o Diretor-Geral da entidade, Rogério Sampaio, participaram, neste sábado, 25, da Assembleia Geral Ordinária da Organização Desportiva Sul-americana (ODESUR). O encontro foi realizado em Buenos Aires, na Argentina, e reuniu representantes de todos os 15 países da organização.
Durante a Assembleia, a província de Santa Fé, na Argentina, foi confirmada oficialmente como sede dos XIII Jogos Sul-americanos. A competição está programada para acontecer nas cidades de Rosário, Santa Fé e Rafaela, em 2026.
“Este é o momento da ODESUR estar junto com seu público-alvo, que são os Comitês Olímpicos Nacionais da América do Sul. Foi o primeiro encontro do ano e pudemos acompanhar o que foi desenvolvido em 2022, além de se inteirar das próximas ações, como os eventos esportivos que serão realizados pela organização”, disse o Presidente do COB, que falou ainda sobre a escolha da província de Santa Fé como sede dos Jogos Sul-americanos de 2026.
“A Argentina tem tradição em receber importantes eventos esportivos no continente. Este formato de mais de uma cidade sediar a competição é um modelo que o Brasil já fez anteriormente, mas não é comum. Então, por todo o preparo que os argentinos têm em sua organização, acredito que vai ser um excelente evento e, claro, vamos participar”, completou.
Além deste anúncio, também foram apresentados na Assembleia a prestação de contas da Organização, informes finais sobre os Jogos Sul-americanos de Assunção 2022 e detalhes sobre os Jogos Sul-americanos de Praia, que acontecem em Santa Marta, na Colômbia, entre os dias 14 e 21 de julho. No mesmo encontro, a Comissão de Atletas da ODESUR, que conta com o ginasta brasileiro Chico Barreto, foi apresentada oficialmente.
“Agradeço a todos pelo esforço e comprometimento nesses últimos anos. Somos uma organização unida que trabalha com tranquilidade e temos muito mais pela frente com a ajuda de todos os Comitês Olímpicos Nacionais”, afirmou o Presidente da ODESUR, Camilo Perez.
“Essa Assembleia é importante para receber o relatório do que foi feito na ODESUR e ressaltar que tem áreas trabalhando em altíssimo nível na América do Sul”, reforçou o Diretor-Geral do COB, Rogério Sampaio.
Comitê Executivo da ODESUR
Outro momento importante da Assembleia Geral foi a eleição do Comitê Executivo da ODESUR para o período de 2023 a 2027. A chapa foi aclamada por unanimidade e conta com o Presidente do COB, Paulo Wanderley, como segundo vice-presidente. O Presidente da organização e do Comitê Olímpico do Paraguai, Camilo Perez, segue em mais um mandato.