Carregando...
COB

Paulo Wanderley é homenageado pelo FISU América por apoio ao Desporto Universitário

Sede do COB abriga a primeira edição do Seminário Pan-americano do Esporte Universitário

Paulo Wanderley é homenageado pelo FISU América por apoio ao Desporto Universitário
Rafael Bello/COB

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, recebeu da Federação Internacional do Esporte Universitário das Américas (FISU América) uma homenagem em reconhecimento ao apoio destinado ao desporto universitário. A placa de condecoração foi entregue pela presidente da FISU América, Alim Maluf Neto, na manhã desta quarta-feira, dia 5, durante o 1º Seminário Pan-americano do Esporte Universitário, realizado no auditório do COB, na Barra da Tijuca.

Estiveram presentes na cerimônia: o diretor geral do COB, Rogério Sampaio; o presidente da Confederação do Desporto Universitário, Luciano Cabral; o coordenador de desenvolvimento da FISU, Tarmo Jaakson; a delegada da FISU América, Marisol Pedraza; além dos membros da FISU América e representantes do desporto universitário.

“A parceria do COB com a CBDU vem desde 2004, e a relação se estreitou ainda mais nos últimos anos, com o apoio do presidente Paulo Wanderley, que é Comendador do Desporto Universitário do Brasil. Passamos por um momento difícil com a MP 841, quando o esporte universitário perdeu todos os seus recursos. O COB foi muito importante nesse processo, e o Paulo Wanderley manteve seu apoio ao Esporte Universitário, possibilitando que a gente organizasse a primeira edição dos Jogos Universitários Pan-americanos, reunindo pela primeira vez três países e a cidade de São Paulo”, diz Alim Maluf. 

Na década de 1970, Paulo Wanderley presidiu a Federação Universitária de Esportes Capixaba (FUEC), estando à frente da modalidade no estado. “Tenho prazer em falar do desporto universitário, porque comecei minha vida profissional como dirigente esportivo do Desporto Universitário. Em 1974, tive a honra de realizar os Jogos Universitários Brasileiros, em Vitória (Espírito Santo), o Jubileu de Prata. Tenho observado as ações da CBDU e mais recentemente da FISU América e vejo como esse segmento evoluiu no país. Chama a atenção o nível técnico-quantitativo dos eventos realizados pelo desporto universitário no Brasil e nas Américas. Aproveito para reiterar que o COB é parceiro do Desporto Universitário, cada vez mais caminhando juntos e trocando experiências. Esta é a casa é do esporte olímpico brasileiro e a casa do desporto universitário”, afirma.

O 1º Seminário Pan-americano do Esporte Universitário tem como objetivo apresentar as atividades da FISU, da FISU América e da CBDU para as Federações Nacionais das Américas e para os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Durante o seminário, serão apresentados projetos e novidades do Esporte Universitário Nacional.

“É importante falar do Esporte Universitário, que tem foco na formação do cidadão, mas que também sonha com o alto rendimento e performance. Deve-se ressaltar esta iniciativa, de organizar o Seminário e debater o esporte nas Américas, dentro da sede do COB. Ainda mais em um ano olímpico, em que celebramos 100 anos da primeira participação brasileira nos Jogos. É tudo aquilo que sonhamos e desejamos ver: o Movimento Olímpico, o esporte olímpico e o desporto universitário”, finaliza Luciano Cabral.