Carregando...
Jogos Escolares

Novo Raulzinho e gigante de 1,98m se destacam no título pernambucano no basquete

Salesiano, de Recife (PE), sagra-se bicampeão do Regional Azul no 12 a 14 anos. Raul Caldas segue os passos do xará do Philadelphia 76ers


Compartilhe
Novo Raulzinho e gigante de 1,98m se destacam no título pernambucano no basquete
Wander Roberto/COB

O Colégio Salesiano, de Recife (PE), venceu a Escola SEB Maceió (AL) por 62 a 31, na manhã desta terça-feira, dia 24, e se sagrou bicampeão do basquete masculino 12 a 14 anos do Regional Azul dos Jogos Escolares da Juventude. O ginásio do Colégio Marista, em Natal (RN), foi o palco de mais uma conquista da equipe pernambucana.

O cestinha do jogo foi o armador Raul Caldas, com 16 pontos, sendo quatro cestas de três. Raul segue os passos de Raulzinho Togni Neto, que disputou os Jogos Escolares da Juventude em 2007 e 2008 pelo Colégio Arnaldo, de Belo Horizonte (MG), e se sagrou campeão da maior competição escolar do país em João Pessoa 2008. 

“Trabalhamos muito para conquistar o bicampeonato. Sabia que não ia ser fácil, mas conseguimos a medalha de ouro”, disse Raul, que abriu um sorriso escancarado após ser comparado ao xará da NBA. “É uma honra ser comparado ao Raul. Um grande jogador que joga na NBA e que já defendeu a seleção brasileira em Jogos Olímpicos e Campeonato Mundiais”, disse o armador do Fitcamp/Sport, assim como todo o time do Salesiano.

Além de Raul Caldas, a equipe pernambucana contou ainda com os arremessos certeiros de Léo Figueira, que marcou 12, e do ala/pivô Pedrão Amorim, que fez oito. A equipe joga junta há quatro anos e nessa temporada recebeu o reforço do pivô Gabriel Souza, atleta de 1,98m e apenas 13 anos.

“Meu nome é Gabriel, mais conhecido como gigante”, disse o jovem atleta, “agraciado” com uma chuva de tapas após a conquista. “Tenho só que agradecer a todo o time porque senão fossem eles e o professor Guilherme Negreiros eu não estaria aqui. Esse é o meu primeiro campeonato desse nível e deixar Natal com a medalha de ouro é inexplicável”, considerou.

Raulzinho Togni Neto está com 27 anos e deixou recentemente o Utah Jazz. Ele assinou contrato com o Philadelphia 76ers para a disputa da próxima temporada da NBA. A carreira do atleta deslanchou com a disputa dos Jogos Escolares da Juventude, em 2007, quando o técnico José Neto, assistente de Rubén Magnano, convidou o jogador para a Seleção Brasileira Sub-17.  Em 2008, além do título em João Pessoa, estreou nos profissionais do Minas Tênis com apenas 16 anos, e em 2009 foi eleito MVP do Mundial Escolar, na Turquia. No ano seguinte, foi o caçula na lista de Magnano para o Campeonato Mundial adulto da Turquia.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Outras notícias + Lista completa
Patrocinadores Olímpicos Mundiais
Patrocinadores Oficiais
Apoiadores Oficiais
Parceiros Oficiais
Fornecedores Oficiais
Recursos das Loterias Federais