Carregando...
Time Brasil

Mundial da Juventude de Vela reúne mais de 400 atletas de 62 países

Presidente do COB, Paulo Wanderley, prestigiou a abertura do campeonato que acontece em Búzios (RJ) até o próximo dia 15 de dezembro

Mundial da Juventude de Vela reúne mais de 400 atletas de 62 países
Equipe brasileira no Mundial da Juventude de Vela. Foto: Camila Dantas / COB

A 52ª edição do Mundial da Juventude de Vela acontece pela segunda vez em Búzios, no Rio de Janeiro. Até o próximo dia 15 de dezembro mais de 400 atletas de 62 países estarão reunidos na tradicional competição que já revelou nomes como os bicampeões olímpicos Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze. 

No último sábado (9), o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley Teixeira, prestigiou a cerimônia de abertura do evento. Os velejadores de até 19 anos, divididos em classes que se assemelham em tamanho e estilo às olímpicas, participaram do desfile das bandeiras. Além disso, representantes de cada uma das nações levaram uma garrafa com um pouco da água dos seus países para despejaram em um recipiente, como parte do ritual. 

“O Mundial da Juventude de Vela demonstra as possibilidades que temos em organizar eventos internacionais e revelar jovens atletas. Foi assim que aconteceu em 2009, quando sediamos pela primeira vez e tivemos as bicampeãs olímpicas Martine e Kahena como vencedoras. É por isso que estará sempre no horizonte do COB apoiar esse tipo de competição e incentivar a promovê-los cada vez mais no Brasil”, disse Paulo Wanderley. 

Marco Aurélio, Paulo Wanderley e Torben Grael na cerimônia de abertura. Foto: Camila Dantas / COB

O evento organizado pela Confederação Brasileira de Vela terá mais de 140 regatas no período de competição, nas três raias montadas de Manguinhos, Feia e Branca. Marco Aurélio Sá, Presidente da CBVela, falou sobre a importância do Mundial da Juventude.

“Essa competição é uma grande conquista para o Brasil, assim como também é reflexo de anos de trabalho desenvolvendo a vela jovem no país. O programa que iniciou com o COB há cerca de seis anos começa a frutificar trazendo uma nova geração de atletas, que será a geração de Los Angeles 2028. O Mundial da Juventude é a principal competição do mundo e aqui estão os principais atletas e futuros campeões olímpicos. Graças ao apoio do COB pudemos desenvolver uma equipe competitiva para este evento”, afirmou Marco Aurélio. 

Equipe Brasileira de Vela Jovem

420 Open: Lucas Freitas e Victoria Back

420 feminino: Joana Gonçalves e Gabriela Vassel

29er masculino: Guilherme Menezes e Fernando Menezes

29er feminino: Clara Meyer Cardoso e Lívia Valduga Nogueira

Nacra 15: Alex Kuhl e Alexia Buuck

ILCA 6 masculino: Felipe Fraquelli

ILCA 6 feminino: Valentina Roma

Kitesurf masculino: Lucas Fonseca

iQFoil feminino: Sofia Rocha


Outras notícias + Lista completa